Plataforma Marketing & Vendas
Point of Sales (POS)
Configurações e Utilitários
Explorações
Administrador
Compras
Configurações e Utilitários
Comércio Externo
Fluxos Documentais
Explorações
Administrador
Inventário Recursos Humanos Finanças Equipamentos e Ativos
Configurações e Utilitários
Explorações
Administrador
Serviços Produção
Terminal de Recolha
Track & Trace
Configurações e Utilitários
Explorações
Administrador
Construção Office Extensions Fiscal Reporting Accounting Automation Dashboards Personal Data Manager Filiais Apps/Integrações
V10 InventárioComposições / Decomposições
InventárioComposições / Decomposições
Composições / Decomposições
Voltar | Lista de Artigos

Composição e Decomposição de documentos e artigos

Última alteração a 26/05/2023
Este artigo é aplicável a:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW
Professional
Executive
Public Sector
Omnia
Evolution

A composição e decomposição de documentos e artigos implicam um conjunto de definições nas fichas de composição, nos documentos e nos movimentos de stock.

Definir ficha de composição

A Ficha de Composição permite definir a estrutura de um Artigo Composto sob a forma de uma lista de componentes. A cada componente está associado um custo que pode ser definido manualmente ou inferido da Ficha do Artigo associado. Adicionalmente, podem ser definidas linhas de custos associadas à própria composição.

A estrutura de um Artigo Composto é hierárquica, isto é, na lista de componentes podem constar artigos que também se tratam de composições. O conteúdo da Ficha de Composição é utilizado, por exemplo, na elaboração de Documentos de Assemblagem/Desassemblagem para movimentar o stock dos componentes nas quantidades esperadas.

Para definir a ficha de composição, siga os seguintes passos:

  1. Aceder a Marketing & Vendas ou Compras | Inventário | Artigos Compostos | Fichas de Composição;
  2. Definir o artigo;
  3. Definir os componentes que detalham o artigo;
  4. Definir o tipo de valorização do preço do composto, selecionando uma das seguintes opções:
    - Somatório Componentes: aplica o custo do composto através da soma do valor dos componentes;
    - PCU do Composto: aplica o custo do composto, consoante o último preço de custo registado para o composto;
    - Preço de Custo Padrão do Composto: aplica o custo do composto, através do custo padrão definido na ficha de artigo do artigo composto;
  5. Clicar em Gravar.

Gerar lotes únicos

No editor de Composição de Artigos encontra-se disponível a funcionalidade Gera lote único compostos, com o objetivo de reorganizar as composições de artigo, garantindo que nenhum artigo composto possua um componente proveniente de mais do que um lote. Esta garantia é importante por questões de rastreabilidade na eventualidade do artigo composto apresentar algum defeito/problema com origem num dos seus componentes, uma vez que permite identificar facilmente o lote em causa.

Para gerar lote único num documento de composição, siga os seguintes passos:

  1. Aceder a Marketing & Vendas ou Compras | Inventário | Artigos Compostos | Composições e Decomposições;
  2. Clicar na opção Composições e Decomposições;
  3. Selecionar o tipo de documento composição/decomposição;
  4. Indicar um artigo composto com gestão de lotes na grelha superior. A grelha inferior é automaticamente preenchida com os componente. Esta opção só faz sentido se existirem componentes que fazem gestão de lotes;
  5. Indicar a quantidade do artigo a movimentar. Não existindo stock nos lotes indicados, a aplicação irá sugerir lotes de acordo com a disponibilidade e critério de saída definidos;
  6. Aceder a Contexto | Gera lote único compostos.

No final deste processamento, as composições do documento em edição serão desdobradas em tantas linhas quantas as necessárias. Tal garante que será efetuado o mesmo número de composições e que não há componentes com origem em lotes distintos.

Todos os componentes que tenham gestão de lotes têm obrigatoriamente de ter critério de saída definido através da utilização das fórmulas para lotes de saída.

Consumo automático

Na criação de um documento de composição para os componentes com Gestão de Lotes que integram o Artigo Composto, quando definida uma fórmula para a Saída de Lotes (em Marketing & Vendas ou Compras | Inventário | Lotes), a aplicação seleciona automaticamente os Lotes que tenham stock disponível para satisfazer a quantidade necessária para compôr o artigo.

Assim, na grelha dos Componentes poderão existir várias linhas referentes ao mesmo Componente, sendo cada uma relativa a um Armazém/Lote diferente.

No caso de não existir stock suficiente nos lotes disponíveis para um dado componente, a aplicação irá colocar no último lote a quantidade que falta para completar a composição do artigo. Esta situação corresponde a uma rutura de stock e ao gravar o documento, a aplicação irá ignorar, avisar ou bloquear a gravação, de acordo com a configuração da opção de Rutura de stocks.

Exemplo

Artigo Composto: ARTCOMP

Componentes:

  • A0001: 100,00 Un;
  • C0033: 30,00 Un;
  • F0015: 12,50 Kg;

Se considerarmos a existência dos seguintes stocks:

Artigo Armazém Localização Lote Quantidade Unidade
A0001          A1           A1 LOT201           10,00 Un
A0001          A1           A5 LOT215         120,00 Un
C0033          X1         102 M0188           24,00 Un
C0033          X1         501 N0027           60,00 Un
F0015          E1           E1 L0341           30,50 Kg
F0015          E1           E1 L0405         125,00 Kg

Ao criar um documento de Composição para compor 1 Un. do Artigo "ARTCOMP",  a aplicação vai apresentar a seguinte informação para os Componentes:

Artigo Armazém Localização Lote Un. Quantidade Quantidade Total
A0001         A1          A1 LOT201 Un           10,00                10,00
A0001         A1          A5 LOT215 Un           90,00                90,00
C0033         X1        102  M0188 Un           24,00                24,00
C0033         X1        501  N0277 Un             6,00                  6,00
F0015         E1          E1  L0341 Kg           12,50                12,50

No caso de inserir/alterar/remover a quantidade ou lote de algum composto, a aplicação não fará o reprocessamento do documento para ajustar as quantidades/Lotes em função desta alteração.

No editor de Composições/Decomposições, se num artigo composto a opção Recarregar Componentes estiver ativa, ao alterar a quantidade do artigo os componentes serão recarregados a partir da ficha do artigo composto. Caso contrário, só serão atualizadas as quantidades dos componentes (por omissão é este o comportamento).

Criar documentos de composição ou decomposição

Para criar documentos de composição ou decomposição, siga os seguintes passos:

  1. Aceder a Marketing & Vendas ou Compras| Inventário | Artigos Compostos | Composições e Decomposições;
  2. Indicar o Tipo de documento, a respetiva Série e Número;
  3. O comportamento para a opção Movimento em é:
    - Preço Unitário: Significa que o preço apresentado na coluna "Valor" se refere apenas a uma unidade e, portanto, o valor final será multiplicado pela quantidade indicada para o Artigo Composto. Por omissão, este preço é dado pela multiplicação das colunas "Quantidade" e "Valor" dos vários componentes;
    - Valor Total: Significa que o preço apresentado na coluna "Valor" se refere ao total das Quantidades que indica para o Artigo Composto, ou seja, é o valor final. Por omissão, este valor é dado apenas pela soma da coluna "Valor" dos vários componentes, não tendo portanto em consideração a coluna "Quantidade";
    Nota: É aqui que reside a diferença para a outra opção, obtendo-se apenas o mesmo valor se a quantidade dos componentes for 1 para todos eles;
  4. Indicar o artigo composto;
  5. Clicar em Gravar.

No editor, tratando-se de um artigo composto, se a opção Recarregar Componentes estiver ativa, ao alterar a quantidade do artigo os componentes serão recarregados a partir da ficha do artigo composto. Caso contrário, só serão atualizadas as quantidades dos componentes (por omissão é este o comportamento).

O sistema guarda o estado da opção, ou seja, ao selecionar a opção Recarregar Componentes, se fechar o ecrã, ao voltar a abrir o editor a opção aparece selecionada.

Efetuar movimentos de stock

A movimentação do stock de artigos compostos permite realizar de forma simples o movimento de artigos compostos e respetivos componentes. Sobre este tipo de artigos, é possível realizar dois tipos de movimentos:

  • Composição - Permite efetuar a composição de artigos compostos, ou seja, proceder à entrada em stocks do artigo composto, motivando uma saída dos seus componentes e a respetiva entrada do artigo composto;
  • Decomposição - Tal como a composição, permite a manipulação de artigos compostos. Este movimento permite efetuar uma saída do artigo composto e a respetiva entrada dos seus componentes.

Assim, sempre que é emitido um documento de composição ou decomposição, é movimentado o stock relativo aos artigos compostos e respetivos componentes associados.

Para efetuar movimentos de stock com artigos compostos, siga os seguintes passos:

  1. Aceder a [Marketing & Vendas / Compras] | Inventário | Artigos Compostos | Composições e Decomposições;
  2. Selecionar o tipo de documento Composição/Decomposição;
  3. Indicar um artigo composto na grelha superior. A grelha inferior é automaticamente preenchida com os componentes;
  4. Indicar a quantidade do artigo a movimentar;
  5. Clicar em Gravar.

Tomando como referência o documento de composição de stock, ao gravar o documento serão gerados os seguintes movimentos:

  • Aumento de uma unidade na quantidade de stock do artigo composto;
  • Diminuição das quantidades de stock relativas aos componentes de cada um dos compostos, sendo esta quantidade abatida da seguinte forma:
    QtComponente = QtComposto X QtComponentePorComposto.

Nota: Também é possível efetuar composições utilizando o artigo composto como componente dele próprio. Esta operação só poderá ser realizada no editor de composições.

A operação relativa aos documentos de decomposição executa a operação inversa a esta, ou seja, diminui o stock dos artigos compostos e aumenta o stock dos respetivos componentes.

Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.

Faça login para deixar a sua opinião.

Obrigado pelo seu feedback. Iremos analisá-lo para continuarmos a melhorar!
Artigos Relacionados
Quais as regras para a sugestão do preço dos componentes? Quais as regras para a sugestão do preço dos componentes? Composição e Decomposição de documentos e artigos