Plataforma Marketing & Vendas
Point of Sales (POS)
Configurações e Utilitários
Explorações
Administrador
Compras
Configurações e Utilitários
Comércio Externo
Fluxos Documentais
Explorações
Administrador
Inventário Recursos Humanos Finanças Equipamentos e Ativos
Configurações e Utilitários
Explorações
Administrador
Serviços Produção
Terminal de Recolha
Track & Trace
Configurações e Utilitários
Explorações
Administrador
Construção Office Extensions Fiscal Reporting Accounting Automation Dashboards Personal Data Manager Filiais Apps/Integrações
V10 PlataformaInstalar e ManterAtualização
PlataformaInstalar e ManterAtualização
Atualização
Voltar | Lista de Artigos

Metodologia de distribuição do ERP

Última alteração a 18/04/2024
Este artigo é aplicável a:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW
Professional
Executive
Public Sector
Omnia
Evolution

A distribuição do ERP é um processo sistematizado que adequa o processo de entrega às exigências de cada tipo de publicação.

Tipos de Versões

Existem os seguintes tipos de publicações do ERP:

Major Versions (MV)

São as grandes versões (v8, v9, v10) que podem contemplar novas tecnologias, novos módulos e um leque extenso de novas funcionalidades. Nestas versões, efetua-se sempre uma atualização do branding.

Atualizações

Estas versões podem ser disruptivas quanto à atualização das instalações nos utilizadores e implicam habitualmente uma revisão profunda das implementações, dependendo das alterações efetuadas e do facto das implementações serem impactadas pelas alterações.

Sempre que possível, a Cegid garante mecanismos automáticos de atualização das implementações, tornando as migrações tão ágeis quanto possível.

Compatibilidade

É sempre garantida a retrocompatibilidade e, pelo menos, a mesma cobertura funcional, excetuando-se os casos em que o contrário tenha sido comunicado ao mercado.

Qualidade

As MV contam sempre com um programa de qualidade (Product Quality Program) realizado num conjunto de implementações com uso produtivo. Estas versões só são disponibilizadas ao mercado (First Movers) após os indicadores de qualidade atingirem níveis de confiança satisfatórios (critérios definidos no processo de conceção e desenvolvimento).

Minor Versions (mV)

São versões intermédias (v10.10, v10.15, v10.20) e destinam-se a completar funcionalmente, novas publicações das Major Versions ou entregar um leque considerável de novas funcionalidades. Estas versões podem incorporar novos módulos ou novas funcionalidades, habitualmente enquadradas numa temática relevante. Nestas versões, não há um novo branding nem a implementação de novas tecnologias estruturais.

Atualizações

Estas versões não implicam processos de migração, sendo a atualização das implementações efetuada de forma automática.

Excetuam-se eventuais exceções comunicadas no ato da publicação.

Compatibilidade

É sempre garantida a total compatibilidade com a Major Version.

Qualidade

Em casos justificáveis, as mV podem contar com programas de qualidade (Product Quality Program) nos mesmos moldes dos realizados nas MV.

Publicação

O ritmo histórico de publicações de mV é inferior a 2 entre cada MV.

Service Releases (SR)

Atualizações

São publicações de manutenção (SR1, SR2, etc) e têm como objetivo entregar ao mercado correções de anomalias e melhorias funcionais de menor dimensão. A publicação de novas funcionalidades ou novos módulos também pode ser realizada nas Service Releases se os planos de entrega não coincidirem com nenhuma Major ou Minor Version.

Compatibilidade

Estas publicações não têm qualquer impacto tecnológico. Poderá existir atualizações de dados, no entanto, todas as atualizações das implementações são feitas automaticamente.

Qualidade

Dada a natureza destas publicações, não são aplicáveis os Program Quality Programs nos Early Adopters.

Publicação

As Service Releases têm, habitualmente, 4 publicações anuais.

Maintenance Builds (MB)

Atualizações

São publicações de correções de anomalias urgentes que comprometem o normal funcionamento do ERP. Nestas publicações não são efetuadas alterações ao comportamento dos produtos, para além das implícitas na resolução de anomalias.

Compatibilidade

É sempre garantida a total compatibilidade com a Major Version.

Qualidade

O controlo de qualidade incide sobre as correções efetuadas e áreas conexas.

Publicação

As Maintenance Builds são publicadas quando necessário não havendo publicações com intervalo inferior a duas semanas (salvo emergências).

Níveis de Adoção

Os níveis de adoção permitem definir o momento em que as infraestruturas dos utilizadores recebem as novas funcionalidades ou atualizações.

Existem três níveis de adoção:

  • Early Adopters: acesso a versões prévias à disponibilização do produto no mercado (Product Quality Program). Apenas terão acesso a estas versões os clientes incluídos nestes programas de qualidade;
  • First Movers: a adoção imediata aplica-se no lançamento de novas Major Versions, Minor Versions, Service Releases e Maintenance Builds. Estas são versões de mercado são totalmente finalizadas e testadas;
  • General Adopters: acesso a novas versões no momento de disponibilização à generalidade do mercado. A disponibilização a este nível é efetuada, salvo comunicação em contrário, 30 dias após a disponibilização aos First Movers.

Além de permitir aos utilizadores a opção pelo nível de adoção mais adequado às suas características, este modelo de disponibilização garante uma excelente resposta às infraestruturas que contem com múltiplos ambientes (produtivo, qualidade, desenvolvimento, etc.).

Em cada instalação, pode-se configurar o nível de adoção pretendido no Deployment Center. Com esta flexibilidade, os gestores de TI podem, por exemplo, configurar o nível de adoção First Movers no ambiente de qualidade de modo a permitir a realização de testes antes da atualização dos servidores produtivos, assumindo que estes estão configurados para o nível General Adopters.

O nível de adoção Early Adopters só está disponível para clientes que adiram a programas de qualidade (Product Quality Program), durante o período de vigência do mesmo.

Comportamento

Existem dois tipos de comportamento quando é publicada uma nova versão:

Primeiros 30 dias

  • Os First Movers recebem a nova versão e todas as atualizações;
  • Os General Adopters não recebem quaisquer versões ou atualizações.

Após os 30 dias

  • Os General Adopters recebem as novas versões;
  • Tanto os First Movers como os General Adopters recebem as atualizações.
Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.

Faça login para deixar a sua opinião.

Obrigado pelo seu feedback. Iremos analisá-lo para continuarmos a melhorar!
Artigos Relacionados
Como instalar atualizações através do Data Update? Como atualizar feriados nacionais via Assistente de Atualização de Dados? Certificação de Software Certificação de Software (AO) Como instalar atualizações através do Data Update?