Guia de iniciação Contabilidade Ativos Compras Inventário Vendas Conta Corrente Bancos Impostos Salários Central Sistema Glossário Sugestões
Rose Accounting Services AtivosAtivos
AtivosAtivos
Ativos

Ativos

Última alteração a 24/09/2021
Este artigo é aplicável a:
Administrador
Resp. de Vendas
Resp. de Compras
Financeiro
Técnico de RH
Configurador

Um ativo é tudo aquilo que que possui valor económico para a empresa, sendo utilizado para a concretização do objetivo principal. Pode ser formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da organização, caracterizados por apresentar-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc).

Tipos de ativos

Em termos contabilísticos, os ativos podem assumir 3 formas:

  • Ativos fixos tangíveis: correspondem aos recursos que uma empresa detém com carácter de permanência ou continuidade, não se destinando a ser vendidos ou transformados no decurso das suas atividades normais. Por exemplo: mesas, cadeiras, imóveis, terrenos e equipamentos;
  • Ativos fixos intangíveis: correspondem aos recursos que não assumem forma física e, por vezes, são de difícil identificação. Por exemplo: Marcas, licenças e patentes;
  • Propriedades de Investimento: caracterizam-se por imóveis que sendo pertencentes ao ativo fixo tangível têm como objetivo a obtenção de rendimento. Para além disso, e para efeitos de Balanço, os ativos podem apresentar-se como ativos correntes e não correntes de acordo com a sua maior ou menor capacidade de liquidez.

Na grande maioria das empresas, sobretudo nas industriais, os ativos fixos tangíveis representam uma parte muito significativa dos seus ativos e desempenham um papel imprescindível no processo de obtenção dos seus rendimentos.

Os ativos fixos tangíveis são ativos destinados a serem utilizados na produção ou fornecimento de bens e serviços, para arrendamento ou para fins administrativos. Inclui igualmente as benfeitorias e as grandes reparações que sejam de acrescer ao custo daqueles ativos. É expectável que a sua utilização seja superior a um período económico. Esta duração superior a um período económico permite distinguir os ativos fixos tangíveis dos fornecimentos de materiais em que a duração de utilização é menor e, portanto, reconhecíveis como ativos correntes.

Gerir ativos

A ficha do ativo pode ser criada automaticamente ou de forma manual durante a capitalização. Posteriormente, caso necessário, poderá abatê-lo ou eliminá-lo.

Quando existe um conjunto de ativos semelhantes, poderá criar uma ficha com quantidade superior a 1 em vez de criar fichas individuais para cada um dos ativos. O sistema permite criar uma ficha de por exemplo 20 máquinas e depois vendê-las em separado.

No entanto, deverá ter em atenção as seguintes regras:

  • O campo Quantidade na ficha do ativo é controlado pelo sistema;
  • As faturas de compras aumentam as quantidades, enquanto que as faturas de vendas diminuem quantidades desde que a unidade principal seja a 'UN';
  • As unidades diferentes de 'UN' são tratadas como quantidade 1;
  • As notas de crédito/débito não afetam quantidades da ficha;
  • Os documentos da contabilidade assumem sempre o valor de 1;
  • Quando a quantidade da ficha é 1, designa-se como ficha individual sendo possível preencher os campos N.º de série e Código de barras.

Para criar, abater ou cancelar ativos, siga os seguintes passos:

Criar ativo

  1. Aceder a Ativos | Ativos;
  2. Clicar em Criar;
  3. Indicar a descrição do ativo que pretende criar;
  4. No caso de a ficha representar um bem individual, inserir o Número do Inventário e o Número de Série do ativo;
  5. No caso da ficha representar um conjunto homogéneo de ativos, selecionar a checkbox Ativo de Grupo;
  6. No separador Contabilidade, indicar a Classe do Ativo que vai representar de que forma o bem é depreciado e as contas a usar na ligação à contabilidade;
  7. Selecionar o Grupo de Ativo em que se insere o ativo que está a criar (opcional);
  8. Indique a Data em que o ativo foi ou será colocado ao serviço. Esta data marca o início da depreciação do ativo;
  9. Indicar o Valor Residual, caso seja possível identificar. No modelo de custo, o valor depreciável é descontado por este valor;
  10. Indicar as Dimensões utilizadas e os respetivos valores (se aplicável);
  11. Por fim, clicar em Guardar e Novo.

Nota: O campo Quantidade é preenchido automaticamente com base na capitalização/alienação de faturas de compras ou de vendas.

Abater ativos

  1. Aceder a Ativos | Ativos;
  2. Selecionar o ativo que pretende abater e clicar em Ver;
  3. No canto inferior direito, clicar em A abater.
  4. É apresentado o editor de abates com a ficha pré-preenchida.

Desativar ativos

  1. Aceder a Ativos | Ativos;
  2. Selecionar o ativo que pretende desativar e clicar em Ver;
  3. Clicar nas outras opções no canto inferior esquerdo e selecionar a opção Desativar Ativo.

Nota: No caso da ficha ter sido criada pelo processo de capitalização, mas posteriormente o documento tenha sido cancelado, as fichas são automaticamente marcadas como inativas.

Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Faça login para deixar a sua opinião.
Obrigado pelo seu feedback. Iremos analisá-lo para continuarmos a melhorar!
Artigos Relacionados
Ativos