Guia de iniciação Central Dashboards Contabilidade Ativos Compras Inventário Vendas Conta Corrente Bancos Impostos Salários Cegid Docs Sistema Glossário Sugestões
Rose Accounting Services ComprasRetenções nas Compras
ComprasRetenções nas Compras
Retenções nas Compras

Retenções nas compras

Última alteração a 24/09/2021
Este artigo é aplicável a:
Administrador
Contabilista
Técnico de RH
Resp. de Vendas
Resp. de Compras
Financeiro
Configurador

A retenção de impostos é a forma através da qual o Estado antecipa a recolha de parte dos valores a pagar pelos contribuintes, como por exemplo o IRS (Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares).

Normalmente, o Estado impõe este tipo de retenções para evitar a acumulação do imposto devido durante o ano, prevenindo assim situações de incumprimento fiscal.

Determinar impostos

Através dos Regimes de Impostos, é possível determinar os impostos que são aplicáveis a cada linha do documento. Um regime de impostos identifica os códigos de imposto que são elegíveis, enquanto que o cruzamento entre o regime associado ao artigo e o associado ao fornecedor resulta na taxa a aplicar.

Nota: A determinação de impostos nas compras é semelhante nas vendas.

Por predefinição, para cada linha o sistema sugere:

  • Regime de Impostos nas Compras associado ao Fornecedor: configurado na ficha da entidade e que se encontra associado ao espaço fiscal da entidade, como por exemplo: Mercado Nacional, Mercado Intracomunitário e Mercado Externo. De referir que a opção Mercado Nacional está dividida pelo local de operação: mercado nacional, continente, Açores ou Madeira;
  • Regime de Impostos nas Compras associado ao Artigo: associado às várias taxas de IVA − normal, intermédia, reduzida ou isenta. É neste regime que deverá indicar se é uma compra de mercadorias ou um serviço;

Desta forma, cada um destes regimes tem uma lista ou conjunto de código aplicáveis, sendo selecionada a lista que corresponde à interseção dos dois grupos (ver infografia).

Assim, quando adicionar ao documento um artigo com regime de impostos com taxas de IVA à taxa normal (IVA-TN), a taxa de IVA aplicável é determinada de acordo com o regime de IVA do fornecedor associado ao documento, da seguinte forma:

  • Fornecedor com regime de IVA associado ao Mercado Nacional: a taxa de imposto definida no regime de impostos do artigo para o mercado nacional;
  • Fornecedor com regime de IVA associado ao Mercado Intracomunitário ou Mercado Externo: taxa de IVA isenta, com o respetivo motivo de isenção.

Por predefinição, está incluída a configuração de um conjunto alargado de Regimes de IVA de Entidades e de Artigos. No entanto, poderá criar novos regimes de IVA ou consultar a informação associada.

Associar Regimes de Retenção

Para que a retenção seja indicada nos documentos emitidos deverá associar ao fornecedor o regime de retenção aplicável e a taxa de retenção correta aos serviços adquiridos. Deverá garantir que os Regimes de Retenção se encontram devidamente configurados.

Para associar as retenções nas compras, siga as seguintes etapas:

Etapa 1:  Associar a retenção de serviços ao artigo de compras

Aceder à ficha do artigo que pretende efetuar retenção em Compras | Artigos de Compras e, no separador Compras, associar a Retenção de Serviços.

Etapa 2: Associar o regime de retenção ao fornecedor

Aceder à ficha da entidade em Compras | Fornecedores e, no separador Condições de Compras, associar o Regime de Retenção da Entidade.

Após associar o regime de retenção, será realizada a retenção nos artigos com as taxas correspondentes sempre que emitir um documento para o fornecedor configurado.

As faturas emitidas podem indicar o valor de retenção a efetuar pelo fornecedor sem afetar o valor total da fatura. Caso o documento a utilizar seja Fatura-Recibo, o montante de imposto retido afetará o valor total a receber pelo prestador de serviços.

Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.

Faça login para deixar a sua opinião.

Obrigado pelo seu feedback. Iremos analisá-lo para continuarmos a melhorar!
Artigos Relacionados
Retenções nas compras