Guia de iniciação Central Dashboards Contabilidade Ativos Compras Inventário Vendas Conta Corrente Bancos Impostos Salários Cegid Docs Sistema Glossário Sugestões
Rose Accounting Services Salários
Salários
Salários

Salários

Última alteração a 03/01/2023
Este artigo é aplicável a:
Administrador
Contabilista
Técnico de RH
Resp. de Vendas
Resp. de Compras
Financeiro
Configurador

No módulo Payroll, é possível gerir as tarefas administrativas associadas à execução de contratos laborais, bem como acompanhar todos os processamentos de salários.

Através deste módulo, poderá criar contratos laborais para os colaboradores da organização e gerir todos os benefícios associados. Para um acompanhamento contínuo dos vários processos, estão disponíveis perfis personalizados para controlar cada tarefa em pormenor.

Funcionalidades

  • Criação de contratos de forma manual ou a partir de modelos predefinidos;
  • Gestão do plano contratual e dos benefícios dos colaboradores;
  • Processamento automatizado com reflexão imediata de todas as alterações mensais;
  • Parametrização das regras de processamento através das naturezas de remuneração, grupos de englobamento e fórmulas;
  • Envio de recibos e da Declaração de Rendimentos aos colaboradores por email; 
  • Geração automática das Declarações Oficiais;
  • Integração dos valores do processamento salarial na Contabilidade.

Fluxo de Trabalho

1. Convidar utilizadores e atribuir perfis

Devido às parametrizações necessárias e à sua vertente colaborativa, o módulo de Salários disponibiliza perfis de utilização específicos. A gestão de utilizadores e dos perfis é efetuada no Rose Central.

2. Ativar empresa

Para utilizar todas as funcionalidades disponíveis, deverá ativar a empresa no Rose Payroll e garantir que esta também está ativa no Rose AS. 

3. Validar parâmetros de salários

É importante definir os dados contabilísticos e legais da empresa para garantir a correta integração na Contabilidade do ROSE AS e cumprir todas as obrigações legais.

4. Criar estabelecimentos

Todas as informações da sua empresa são importantes e, por isso, deverá refletir a realidade organizacional no ROSE, nomeadamente, os dados referentes ao(s) estabelecimento(s).

5. Criar colaboradores

É importante representar no ROSE a realidade da organização relativamente ao número de colaboradores. Por isso, deverá criar as fichas dos colaboradores com toda a informação relevante.

6. Definir contratos

Deverá criar todos os contratos aplicáveis aos colaboradores com o respetivo plano contratual, horário e todas as informações necessárias para realizar o processamento salarial. Sempre que for necessário, poderá renovar, cessar ou terminar o(s) contrato(s).

7. Criar folhas de pagamentos

Para iniciar a ordem de pagamento dos valores associados ao processamento salarial, deverá criar as folhas de pagamento dos períodos com processamentos no estado Em aberto. Ao criar as folhas de pagamentos, os recibos do colaborador são gerados automaticamente, podendo ser enviados por email.

8. Efetuar o fecho do período

Depois de criar as folhas de pagamento e garantir que não vão ser efetuadas mais alterações ao processamento, deverá efetuar o Fecho de Período.

Esta operação cria automaticamente as declarações oficiais de entrega mensal (DMR, DRi, Declaração para Seguradoras e Declaração para Sindicatos), integra na Contabilidade os valores das folhas de pagamento do período e efetua o processamento salarial do período seguinte.

9. Entregar declarações oficias

As declarações oficiais são criadas automaticamente com o fecho do período. Apenas terá de as entregar nas respetivas plataformas.

Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.

Faça login para deixar a sua opinião.

Obrigado pelo seu feedback. Iremos analisá-lo para continuarmos a melhorar!
Artigos Relacionados
Gestão de Colaboradores Pagamentos Declaração Mensal de Remunerações Relatórios Oficiais Declaração de Seguros