Guia de iniciação Contabilidade Ativos Compras Inventário Vendas Conta Corrente Bancos Impostos Salários Central Sistema Glossário Sugestões
Rose Accounting Services SaláriosAlterações ao ProcessamentoNaturezas da Remuneração
SaláriosAlterações ao ProcessamentoNaturezas da Remuneração
Naturezas da Remuneração

Naturezas da Remuneração

Última alteração a 08/07/2022
Este artigo é aplicável a:
Administrador
Contabilista
Resp. de Vendas
Resp. de Compras
Financeiro
Técnico de RH
Configurador

As Naturezas da Remuneração permitem indicar quais as deduções associadas a cada remuneração, assim como definir as configurações que irão influenciar o cálculo das deduções. Desta forma, através da natureza da remuneração é possível indicar a(s):

  • deduções que incidem sobre a remuneração;
  • condições a considerar no cálculo das deduções no processamento salarial;
  • classificação a utilizar nos mapas oficiais;
  • remunerações que integram o conceito de retribuição base. 

Assim, no processamento salarial em que a remuneração A e B estejam incluídas, serão automaticamente calculadas as deduções que lhes estão associadas através da natureza de remuneração.  

Caso pretenda aplicar uma nova dedução a determinadas remunerações, deverá associá-la às naturezas de remuneração aplicáveis às remunerações em causa.

Associar a mesma Natureza

Se a mesma natureza for associada a diferentes remunerações, serão apuradas as mesmas deduções em cada remuneração de acordo com as regras de cálculo. 

No entanto, se na remuneração A for apurado o IRS, a contribuição para Segurança Social, a quota para Sindicato, mas se na remuneração B não é devida a quota para o sindicato, então devem existir naturezas de remuneração diferentes e cada uma associada à respetiva remuneração. 

Se associar as mesmas deduções à remuneração A e B, mas as regras de uma das deduções aplicáveis forem distintas, deverá também criar e associar diferentes naturezas de remunerações. 

Tipos de Natureza 

Em cada remuneração, é possível definir a natureza de remuneração em função dos seguintes tipos: 

  • Retribuição Base: além de associar as deduções e as respetivas regras de cálculo, indica que os cálculos são efetuados com base na retribuição base. Será, por exemplo, considerada no apuramento do valor do salário hora, que utiliza no cálculo o conceito da retribuição base;
  • Subsídio de Férias: este tipo de natureza associa um conjunto de deduções distintas da natureza Retribuição Base. Por exemplo, as entregas relativas ao FCT e FGCT não incidem sobre o Subsídio de Férias, por isso as deduções relativas a estas entidades não estarão associadas à natureza de subsídio de férias. Na DRi, a classificação (código da remuneração) é diferente da natureza retribuição base e este dado também é refletido através da natureza da remuneração;
  • Subsídio de Natal;
  • Outro.

Nota: Com o perfil de Configurador e/ou Administrador, poderá criar outras naturezas da remuneração em função das necessidades do processamento salarial. 

Assim, para cada uma das deduções associadas à natureza da remuneração, é possível definir um conjunto de configurações que influenciam o cálculo das deduções.

Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Faça login para deixar a sua opinião.
Obrigado pelo seu feedback. Iremos analisá-lo para continuarmos a melhorar!
Artigos Relacionados
Naturezas da Remuneração