Guia de iniciação Contabilidade Ativos Compras Inventário Vendas Conta Corrente Bancos Impostos Salários Central Sistema Glossário Sugestões
Rose Accounting Services SaláriosDeclarações OficiaisDeclaração de Rendimentos
SaláriosDeclarações OficiaisDeclaração de Rendimentos
Declaração de Rendimentos

Declaração de Rendimentos

Última alteração a 04/07/2022
Este artigo é aplicável a:
Administrador
Resp. de Vendas
Resp. de Compras
Financeiro
Técnico de RH
Configurador

De acordo com o artigo 119.º, n.º 1 b) do Código do Imposto sobre Rendimentos de Pessoas Singulares (CIRS), as seguintes entidades são obrigadas a entregar ao sujeito passivo, até 20 de janeiro de cada ano, o documento comprovativo das importâncias devidas do ano anterior:

  • entidades devedoras de rendimentos que estejam obrigadas a efetuar a retenção total ou parcial do imposto;
  • entidades devedoras dos rendimentos previstos nos n.ºs 4), 5), 7), 9) e 10) da alínea b) do n.º 3 do artigo 2.º e dos rendimentos não sujeitos, total ou parcialmente;
  • entidades através das quais sejam processados os rendimentos sujeitos ao regime especial de tributação previsto no n.º 7 do artigo 72.º

Quando aplicável, este documento também deve incluir o imposto retido na fonte e as deduções, relativos aos rendimentos em espécie, nos 15 dias seguintes à respetiva ocorrência de todas as alterações nos rendimentos ou a obrigação de os declarar.

Emitir Declaração

Para cada colaborador, só existirá por ano e por empresa uma declaração. Isto é, se existirem vários contratos para um colaborador, o sistema irá agrupar todos os valores associados aos contratos numa única declaração. Se o mesmo colaborador tiver contratos em empresas distintas, será criada uma declaração por empresa/ano.

Para emitir a Declaração de Rendimentos, siga os seguintes passos: 

  1. Aceder a Declarações Oficiais | Declaração de Rendimentos;
  2. Clicar em Criar; 
  3. Indicar o Ano em que pretende emitir a Declaração; 
  4. Filtrar os dados por estabelecimento ou por colaborador (opcional);
  5. Clicar em Aplicar; 
  6. Será apresentada uma lista de todos os colaboradores cuja declaração ainda não foi emitida no ano indicado e relativamente aos quais existem contratos com processamentos no estado fechado;
  7.   Selecionar os colaboradores pretendidos;
  8. Por fim, clicar em Criar

A DR será criada considerando todos os processamentos que estejam no estado Fechado, ou seja, todos os processamentos incluídos nas folhas de pagamento que se encontrem no estado Fechado para o ano selecionado. Serão também incluídos os valores relativos aos Acumulados indicados no contrato, agrupados por ano. 

Editar DR

 Em Declarações Oficiais | Declarações de Rendimentos, poderá aceder a todas as Declarações emitidas e, a partir desta lista, editar as seguintes informações do ficheiro (que será entregue fisicamente ou enviado por email ao colaborador):

  • Dados da Declaração: ano, colaborador, estado fiscal, tipo de rendimentos e número de dependentes;
  • Área de remunerações/rendimentos sujeitos, remunerações isentas/Dispensados de Retenção e remunerações não sujeitas: para cada dedução associada à entidade Autoridade Tributária, são apresentados os valores sujeitos dos rendimentos obtidos divididos por naturezas;
  • Área de Impostos: são apresentados os valores retidos para impostos para cada dedução associada à entidade Autoridade Tributária;
  • Área de Deduções: são apresentadas as restantes deduções suportadas pelo colaborador, tais como: quotizações para a Segurança Social, quotizações sindicais, etc.

Em cada área da Declaração, os dados são apresentados por Ano e agrupados por Deduções e Natureza dos Rendimentos (quando aplicável). Se existirem rendimentos relativos a anos diferentes, estes são desagregados.

 É possível imprimirtransferir ou enviar a DR por email aos colaboradores para o contacto associado na ficha de colaborador. Normalmente, é gerado sempre um ficheiro PDF independentemente da opção que selecionar.

Após criar uma DR, não é possível adicionar para esse ano novas folhas de pagamento relativas a contratos do colaborador. Se for necessário, terá de eliminar a declaração e depois de criar a(s) folha(s) de pagamento. De seguida, deverá criar novamente a DR desse ano para o colaborador. 

Enviar DR por Email

Para agilizar a entrega da Declaração de Rendimentos aos colaboradores, poderá enviá-la por email de forma individual ou em lote para os contactos associados às fichas dos colaboradores. 

Para enviar esta Declaração via email, deverá garantir que a declaração está previamente criada e seguir os seguintes passos:

  1. Enviar de forma individual: em Declarações Oficiais | Declaração de Rendimentos, selecionar a  declaração pretendida e clicar na opção Enviar;
  2. Enviar em lote: em Declarações Oficiais | Enviar Declaração de Rendimentos, definir o Ano e clicar na opção Aplicar. Na grelha, selecionar as Declarações que pretende enviar.

Em ambos os casos, será enviado no email o link para efetuar o download da Declaração.

É possível personalizar a Declaração de Rendimentos a enviar por email em Sistema | Email | Modelos de Email. Após definir os dados identificativos e o conteúdo da notificação, deverá associá-lo ao formato "Incomestatement" em Sistema | Email | Notificações.

Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Faça login para deixar a sua opinião.
Obrigado pelo seu feedback. Iremos analisá-lo para continuarmos a melhorar!
Artigos Relacionados
Declaração de Rendimentos