Guia de iniciação Contabilidade Ativos Compras Inventário Vendas Conta Corrente Bancos Impostos Salários Central Sistema Glossário Sugestões
Rose Accounting Services Vendas
Vendas
Vendas

Vendas

Última alteração a 26/09/2021
Este artigo é aplicável a:
Administrador
Resp. de Vendas
Resp. de Compras
Financeiro
Técnico de RH
Configurador

O módulo de Vendas permite gerir todo o processo de vendas de uma empresa, fornecendo os mecanismos de apoio relativos às necessidades de orçamentaçãoencomendas e documentos de faturação e transporte.

Através deste módulo, poderá emitir e enviar orçamentos, assim como registar diretamente encomendas de mercadoria e de serviços. De forma a cumprir toda as obrigações legais, poderá emitir faturasconfigurar descontos.

Funcionalidades

  • Criação de orçamentos ou cotações e fácil transformação destes em encomendas;
  • Registo de encomendas de clientes e controlo de necessidades de stock;
  • Emissão de documentos de transporte e comunicação à Autoridade Tributária (AT);
  • Diversidade de documentos financeiros (Fatura, Nota de Crédito e Débito), com suporte para tratamento de diferentes taxas de IVA, mercados e moeda;
  • Relatórios de análise de vendas, com possibilidade de exportação para vários formatos.

Fluxo de Trabalho

1. Criar orçamento

Nas vendas, o fluxo de trabalho inicia-se normalmente com um pedido de orçamento, particularmente quando se trata de um novo cliente. Terá que criar e enviar o Orçamento (ORC) solicitado pelo cliente.

2. Registar encomenda

Quando aprovado, poderá converter o Orçamento (ORC) numa Encomenda (ECL). Se o cliente não pedir um orçamento, é também possível registar diretamente a encomenda da mercadoria ou serviços solicitados.

3. Emitir guia de remessa

Após registar a encomenda de mercadorias, deverá emitir uma Guia de Remessa (GR) para dar saída do material no inventário. Este documento deverá acompanhar a mercadoria durante o transporte até ao destino.

4. Emitir faturas

Após a transmissão das mercadorias para o cliente ou prestação de serviços, é obrigatória a criação da fatura (FA) a partir dos dados presentes no documento de encomenda ou guia de remessa. No caso de vendas a pronto pagamento, poderá emitir uma Fatura-Recibo que se liquida no momento da sua criação. Se existirem erros ou omissões na fatura emitida, deverá retificá-los através de uma Nota de Crédito (NC) ou Débito (ND) a partir da FA, de acordo com os valores em excesso ou em falta.

5. Liquidar dívidas

É com base na informação dos documentos emitidos – VFA, VNC e VND – que o pagamento ao fornecedor será efetuado. Pode consultar estes documentos e liquidar as dívidas pendentes a qualquer momento na Conta Corrente.

6. Processar devolução

No caso de um cliente devolver material após a emissão da fatura, poderá emitir uma Nota de Crédito (NC) a partir da mesma, registar uma Encomenda de Devolução (DEV) e dar entrada do material no inventário via receção de encomendas.

Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Faça login para deixar a sua opinião.
Obrigado pelo seu feedback. Iremos analisá-lo para continuarmos a melhorar!
Artigos Relacionados
Orçamentos, encomendas e guias de remessa Faturas e adiantamentos Vendas Artigos e clientes Preços de venda e descontos