Guia de iniciação Central Dashboards Contabilidade Ativos Compras Inventário Vendas Conta Corrente Bancos Impostos Salários Cegid Docs Sistema Glossário Sugestões
Rose Accounting Services VendasImportação SAF-T de Vendas
VendasImportação SAF-T de Vendas
Importação SAF-T de Vendas

Importação SAF-T de Vendas

Última alteração a 15/06/2023
Este artigo é aplicável a:
Administrador
Contabilista
Técnico de RH
Resp. de Vendas
Resp. de Compras
Financeiro
Configurador

Para aumentar a produtividade dos escritórios de contabilidade, é possível importar para a aplicação os ficheiros SAF-T de vendas.

Além de permitir guardar o histórico das vendas da organização, este mecanismo permite lançar na contabilidade todos os documentos financeiros existentes no SAF-T.

Considerações Prévias

Antes de importar ficheiros, deverá ter em atenção as seguintes condições para garantir o sucesso da importação:

Grupos de Importação

A importação deste tipo de ficheiro pressupõe que os Grupos de Importação SAF-T estejam devidamente configurados para garantir a equivalência dos dados, por exemplo, definir qual o tipo de conta de artigo a utilizar na importação da tabela de artigos do ficheiro SAF-T.

Esta configuração é realizada no Rose Central.

Diferenças de Arredondamentos

É comum os ficheiros SAF-T apresentarem preços unitários com muita precisão, nomeadamente quando os clientes utilizam preços com IVA incluído. Assim, ao importar, podem existir diferenças de arredondamentos entre os valores do ficheiro SAF-T e os valores apresentados do Rose. Para mitigar estas diferenças, é recomendável definir 4 casas decimais para os preços unitários em Configurar Sistema | Moedas. 

Liquidação dos documentos

Caso pretenda que seja efetuada a liquidação dos documentos importados, é necessário aceder a Configurar Vendas | Tipos de Fatura e para cada fatura externa (FSEXT, FREXT, FTEXT) ativar a opção Fatura-Recibo e selecionar a Conta Financeira na área Valores Predefinidos.

Encoding Windows-1252

Deverá também garantir que estes ficheiros estão no encoding Windows-1252 antes de realizar qualquer importação. Para saber como verificar o encoding do(s) ficheiro(s), sugere-se a consulta do conteúdo Como verificar e/ou alterar o encoding de um ficheiro?.

NIF

É importante garantir que o NIF indicado no ficheiro SAF-T corresponde ao NIF de uma das empresas da subscrição, caso contrário o ficheiro é rejeitado.

Importar Ficheiro

Na importação do ficheiro SAF-T, além de migrar os documentos financeiros, o Rose verifica se os clientes e artigos existentes no ficheiro estão criados no sistema. Caso não estejam, irá criá-los com a informação disponível. Caso o ficheiro não possua tabela de artigos, a aplicação irá criar os artigos com base nas informações dos documentos financeiros.

Durante o processo de importação, é apresentada uma tabela com a informação dos clientes e artigos que poderá alterar alguns atributos, como por exemplo o nome, grupo de clientes, descrição, tipo de artigo, etc.

Para importar o ficheiro SAF-T de vendas, siga os seguintes passos:

  1. Aceder a Vendas | Importar SAF-T;
  2. Selecionar o ficheiro pretendido;
  3. O sistema irá validar o ficheiro. Esta operação pode ser demorosa de acordo com o tamanho do ficheiro, no entanto, será enviada uma notificação a indicar o fim desta operação;
  4. Clicar na seta para iniciar o processamento. Caso não pretenda continuar com esta importação, basta clicar no ícone correspondente;
  5. Analisar os clientes que serão criados e, caso seja necessário, alterar os dados apresentados. Caso se trate também de Outros Devedores, deverá assinalar a opção correspondente;
    Nota: Se o NIF do cliente já existir no sistema, esta opção fica automaticamente assinalada e os documentos associados ao NIF serão contabilizados no respetivo cliente;
  6. Clicar em Seguinte;
  7. Na tabela apresentada, validar todas as informações relacionadas com os clientes e, caso pretenda, alterar o NomeGrupo de Clientes e Tipo de Conta da Entidade. Caso os clientes sejam também Outros Devedores, deverá assinalar as opções correspondentes;
  8. Clicar em Seguinte;
  9. Validar todas as características dos artigos a criar com a importação do ficheiro SAF-T. Se aos artigos estiver associada uma retenção, deverá introduzi-la na coluna “Regime de Retenção do Artigo”;
  10. Clicar em Seguinte;
  11. Confirmar todos os valores dos documentos a importar;
  12. Na área Resumo, poderá verificar o número de clientes, artigos e documentos que serão criados;
  13. Clicar em Finalizar;
  14. Acompanhar o estado da importação na área das Notificações.

Posteriormente, caso pretenda, poderá reverter uma importação de SAF-T de Vendas para remover os dados importados do sistema. No entanto, realçamos que caso já tenha importado o SAF-T de novembro e de dezembro e, se pretender reverter o de novembro, deverá reverter primeiro o de dezembro, por exemplo.

A seguinte infografia apresenta todas as operações disponíveis após importar um ficheiro SAF-T de Vendas:

Para cumprir as obrigações legais e garantir uma boa organização documental, o sistema marca os documentos financeiros importados como externos. Desta forma, saberá sempre a origem do documento. Além disso, nas faturas, por exemplo, além de criar um tipo de documento específico, cria também uma série externa para os lançar na Contabilidade.

Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Faça login para deixar a sua opinião.
Obrigado pelo seu feedback. Iremos analisá-lo para continuarmos a melhorar!
Artigos Relacionados
Importação SAF-T de Vendas