Guia de iniciação Contabilidade Ativos Compras Inventário Vendas Conta Corrente Bancos Impostos Salários Rose Employee Central Sistema Glossário Sugestões
Rose Accounting Services VendasPreços de Venda e Descontos
VendasPreços de Venda e Descontos
Preços de Venda e Descontos

Preços de venda e descontos

Última alteração a 24/09/2021
Este artigo é aplicável a:
Administrador
Contabilista
Técnico de RH
Resp. de Vendas
Resp. de Compras
Financeiro
Configurador

Durante o processo de vendas, é importante definir os preços de venda ao público (PVPs) de forma a manter um equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos custos e despesas.

Poderá também associar descontos a clientes ou a artigos específicos para que o sistema aplique automaticamente o respetivo desconto.

Associar os preços de venda ao público (PVPs)

É possível associar os preços de venda ao público (PVPs) a artigos ou a clientes específicos. De referir que deverá primeiramente configurar os PVPs antes de efetuar esta associação.

Durante o processo de vendas, esta funcionalidade permite que o software faça a sugestão automática dos valores por si definidos. Uma vez configurada, poderá associar esta lista de preço aos clientes.

Para associar os preços de venda ao público, siga as seguintes etapas:

Etapa 1: Associar a lista de preço a clientes

  1. Aceder a Vendas | Clientes;
  2. Selecionar a ficha do cliente que pretende associar;
  3. Clicar em Editar;
  4. No separador Condições de Vendas, selecionar a lista previamente configurada no campo Lista de Preços;
  5. Clicar em Guardar.

Etapa 2: Associar os PVPs aos artigos

  1. Aceder a Vendas | Artigos de Venda;
  2. Selecionar o artigo para o qual quer indicar o preço de venda;
  3. Clicar em Editar;
  4. No separador Vendas, na área Preços indicar o código da lista de preços e indicar o valor e a unidade em que o valor está representado;
  5. Clicar em Guardar.

Configurar descontos

É possível configurar descontos por cliente ou indicá-los manualmente na fatura. Existem três formas distintas para fazer esta associação:

  • Associar Desconto a Cliente: poderá definir um desconto na ficha de cliente, que será aplicado automaticamente em todas as vendas efetuadas a essa entidade;
  • Associar Lista de Preços a Artigo: poderá definir diferentes listas de preços para o mesmo artigo, que em função da unidade (por exemplo, caixa de 1 unidades) apresenta diferentes valores;
  • Definir Desconto na Fatura: durante a emissão do documento de vendas, poderá definir um desconto geral ou aplicar diferentes descontos nas linhas de artigo, sendo que se encontra disponíveis três descontos sucessivos por linha do documento. O desconto pode ser indicado ao nível do cabeçalho do documento ou ao nível da linha.
Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Faça login para deixar a sua opinião.
Obrigado pelo seu feedback. Iremos analisá-lo para continuarmos a melhorar!
Artigos Relacionados
Preços de venda e descontos