Guia de iniciação Contabilidade Ativos Compras Inventário Vendas Conta Corrente Bancos Impostos Integração com Rose People Sistema Glossário Sugestões
Rose Business Management ComprasExplorações de compras
ComprasExplorações de compras
Explorações de compras

Explorações de compras

Última alteração a 24/09/2021
Este artigo é aplicável a:
Administrador
Resp. de Vendas
Resp. de Compras
Financeiro
Técnico de RH
Assistente de RH
Configurador

A gestão de compras é uma ferramenta estratégica uma vez que permite analisar os resultados e a margem de lucro. Ao gerir as compras de forma eficiente, é possível controlar todo o circuito de compras, assegurando a qualidade dos produtos e o stock existente.

Neste sentido, é importante conhecer o estado destes processos, bem o número de compras líquidas por período, artigo ou fornecedor.

Através dos mapas disponíveis em Compras | Explorar Encomendas/Explorar Compras, poderá acompanhar o volume de encomendas e das compras adquiridas pela organização, bem como conhecer as encomendas ainda pendentes.

Encomendas

  • Encomendas Pendentes: este mapa apresenta os contratos que ainda se encontram pendentes, ordenados por data de entrega;
  • Devoluções de Encomendas: permite analisar todas as encomendas de devolução, isto é, as encomendas que foram emitidas para dar saída em stock de material;
  • Encomendas: apresenta todas as encomendas registadas, apresentando os valores da encomenda e os valores relativos às quantidades faturadas.

Compras

  • Compras por Artigo: representa as compras líquidas por artigo para o ano indicado;
  • Compras por Fornecedor: permite consultar as compras líquidas por fornecedor para o ano definido.
  • Compras por Período: apresentam as compras líquidas anuais e mensais para o ano escolhido. Nos parâmetros é possível filtrar por cliente, artigo ou dimensões, entre outros;

As duas últimas análises permitem avançar para as compras por período através de drill down, consoante o filtro aplicável.

Estas análises apresentam valores homólogos para a empresa/fornecedor para que seja possível comparar com os valores com a situação do ano anterior. Os valores são registados na contabilidade para as contas de rendimentos ou proveitos/compras.

Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Faça login para deixar a sua opinião.
Obrigado pelo seu feedback. Iremos analisá-lo para continuarmos a melhorar!
Artigos Relacionados
Explorações de compras