Guia de iniciação Contabilidade Ativos Compras Inventário Vendas Conta Corrente Bancos Impostos Integração com Rose People Sistema Glossário Sugestões
Rose Business Management Integração com Rose PeopleContratosHorários
Integração com Rose PeopleContratosHorários
Horários

Horários

Última alteração a 13/10/2022
Este artigo é aplicável a:
Administrador
Resp. de Vendas
Resp. de Compras
Financeiro
Técnico de RH
Assistente de RH
Configurador

No horário, são definidos os dias trabalháveis no contexto semanal e o número de horas diárias previstas de trabalho em cada um dos dias de atividade. Para espelhar todas as necessidades da organização, é possível configurar diferentes horários e associá-los a vários contratos.

Associar Horários

Um contrato de trabalho poderá estar associado a diferentes horários em períodos distintos e, ao longo da sua execução, pode sofrer alterações na carga horária ou nos dias de inatividade/descanso.

Por exemplo, um contrato com 20h semanais distribuídas de segunda a sexta pode passar para um horário de 25 horas semanais distribuídas de terça a sábado.

Para gerir estas situações, é possível associar a cada contrato vários horários em diferentes períodos de acordo com as seguintes regras:

  • No contrato, não pode existir sobreposição de horários no mesmo período (total ou parcialmente). Ou seja, não poderá associar um horário a um contrato num período para o qual já esteja definido outro horário;
  • É recomendável que os horários sejam sempre contínuos para evitar qualquer impacto no processamento salarial pela existência de períodos sem horário associado. Assim, se o horário A tem como data final 31 de agosto, o horário B deverá iniciar a dia 1 de setembro; 
  • Não é possível atribuir ou alterar horários relativos a contratos com períodos fechados; 
  • Sempre que adicionar um horário diferente ou alterar o horário associado a um contrato com períodos abertos, o sistema irá recalcular automaticamente os processamentos dos períodos em que o horário se aplique. 

Para associar um horário a um contrato, siga os seguintes passos:

  1. Aceder a Contratos | Gestão de Contratos | Horários;
  2. Clicar em Criar; 
  3. Selecionar a opção Sobreposição do Horário para que as configurações do horário sejam respeitadas em caso de conflito com o calendário. Por exemplo, se no calendário um dia está indicado como inativo, mas no horário possuir horas trabalháveis, o sistema irá respeitar as configurações do horário;
  4. Selecionar o Contrato e o Horário que pretende associar;
  5. Definir o período de aplicação do horário nos campos Data Inicial e a Data Final;
    Nota: Ao associar o horário a um contrato, a data de início do horário irá corresponder à data de admissão;
  6. Por fim, clicar em Guardar e Novo. 

Após associar um horário a um contrato, não poderá realizar nenhuma alteração para evitar erros entre os processamentos e os horários. 

Definir Dias de Inatividade

Os períodos de inatividade são diferentes consoante a tipo de negócio, o ano civil e a região. Para adaptar o Rose às necessidades específicas de cada empresa, o configurador poderá registar todos os períodos de inatividade, nomeadamente:

  • Definir os dias não trabalháveis;
  • Tipificar os feriados, ou seja, se são feriados fixos ou móveis (por exemplo, o feriado da Páscoa);
  • Definir os feriados regionais e/ou locais.

Nota: Estão disponíveis de base todos os feriados nacionais.

Os dias de inatividade comuns a todos os colaboradores de uma empresa devem ser definidos nos Parâmetros de Salários ou ao criar os contratos na área Dados de Processamento. De salientar que:

  • se alterar os dias de inatividade no contrato, o sistema irá reprocessar automaticamente os períodos no estado Aberto, contudo, os períodos fechados não serão recalculados;
  • se o configurador adicionar dias de inatividade nos Parâmetros de Salários, os contratos com esses dias associados não serão reprocessados automaticamente. Caso seja necessário, deverá reprocessar o período.

Para apurar a folha de presenças de cada contrato e determinar os dias de inatividade de um período, são analisados os dias de inatividade em função do horário associado ao contrato, os dias de inatividade definidos nos Parâmetros de Salários e os dias não trabalháveis indicados no contrato (que sejam diferentes dos dias de inatividade da empresa). 

Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Faça login para deixar a sua opinião.
Obrigado pelo seu feedback. Iremos analisá-lo para continuarmos a melhorar!
Artigos Relacionados
Horários