Guia de iniciação Contabilidade Ativos Compras Inventário Vendas Conta Corrente Bancos Impostos Integração com Rose People Sistema Sugestões Glossário
Rose Business Management Integração com Rose PeopleSaláriosFecho do Período
Integração com Rose PeopleSaláriosFecho do Período
Fecho do Período

Fecho do Período

Última alteração a 04/07/2022
Este artigo é aplicável a:
Administrador
Resp. de Vendas
Resp. de Compras
Financeiro
Técnico de RH
Configurador

O Fecho de Período é um processo associado à empresa que permite indicar quais os períodos fechados. Cada período (mês/ano) deve ser fechado sempre que os respetivos processamentos estão fechados, as folhas de pagamento estão devidamente criadas e não se prevê realizar nenhuma alteração a esse período.  

Esta funcionalidade está ainda associada à entrega de um conjunto de Declarações Oficiais, uma vez que gera automaticamente estas Declarações com base nas folhas de pagamento fechadas nesse período. Neste sentido, deverá garantir que estão incluídas as deduções associadas a cada uma das entidades.

Fechar um período

Antes de fechar um período, deverá ter em atenção que não poderá criar ou alterar as Folhas de Pagamento referentes a esse período nem relativamente aos períodos anteriores. Também não poderá efetuar alterações ao processamento dos períodos fechados.

Por exemplo, se o período x está fechado e caso crie remunerações pontuais para esse período, as mesmas só serão incluídas no período seguinte, mesmo com referência ao período x. Para que as alterações se reflitam nesse período e para criar/anular as respetivas folhas de pagamento, é necessário reverter o fecho de período.

De salientar que existe uma lógica sequencial de fecho, ou seja, o período a fechar tem de ser sempre superior ao último fechado.

Para fechar um período, siga os seguintes passos: 

  1. Aceder a Salários | Fecho de Período;
  2. Clicar na opção Criar; 
  3. Selecionar o período que pretende fechar;
    Nota: Será sugerido o período seguinte ao último período fechado. Caso não exista nenhum período fechado, o período sugerido é o último com Folhas de Pagamento criadas; 
  4. Clicar em Guardar. 

Nota: O ROSE avisa caso seja selecionado um período que não tem folhas de pagamento criadas.  

Após fechar um período, o sistema irá executar automaticamente as seguintes tarefas de forma assíncrona: 

Integrar valores na Contabilidade

O ROSE integra os valores das folhas de pagamento do período fechado na Contabilidade, alterando o seu estado de Pendente para Integrado. Após esta integração, é efetuado o pedido de criação dos pagamentos em lote na área de Bancos do ROSE.

Para que os lotes de pagamento sejam criados, nomeadamente para o pagamento aos colaboradores, é necessário que a forma de pagamento a utilizar:

  • tenha a opção Permitido em pagamentos em lote ativa;
  • esteja definida como Tipo de ficheiro da transferência eletrónico.

Poderá também alterar manualmente o estado das folhas de pagamento, mas deverá efetuá-lo antes do fecho de período e diretamente na folha de pagamento através da opção Integrar. Quando utiliza esta opção, poderá também emitir o(s) pagamento(s) em lote através da opção disponibilizada para o efeito.

Gerar Declarações Oficiais

Com base no fecho do período, o ROSE gera as Declarações Oficiais mensais. Existem no entanto algumas regras para a realização desta tarefa:

  • as entidades definidas para a Autoridade Tributária, Segurança Social, Seguros e Sindicatos têm de estar criadas;
  • Nos processamentos do período a fechar foram consideradas deduções associadas às entidades. Se existirem entidades definidas nos módulos, mas não existirem processamentos com deduções associadas a essa entidade, o sistema não irá criar a declaração e poderá consultar nas mensagens de sistema as declarações que não foram criadas.

O sistema também avisa se, no período a fechar, já existir pelo menos uma destas declarações.

Poderá consultar os períodos que estão por fechar no Dashboard, na área de Alertas relativa à Entrega de Declarações.

Caso existam períodos anteriores à data atual que ainda estejam por fechar, os períodos em causa estão assinalados como pendentes. Poderá aceder à funcionalidade de Fecho de Período a partir desta área.

Reverter fecho do período

Caso feche um período (mês/ano) em que os processamentos não estão todos fechados ou pretende realizar alguma alteração nesse período, poderá reverter o fecho do período em causa. 

A reversão do fecho do período tem de ser sequencial, ou seja, se por exemplo estão fechados os períodos até maio de 2021, não pode ser revertido o fecho de fevereiro sem anular maio, abril e março.

Não poderá reverter fechos de períodos que geraram Declarações que já tenham sido enviadas às entidades competentes.

 Para anular o Fecho de um Período, siga os seguintes passos: 

  1. Aceder a Salários | Fecho de Período; 
  2. Clicar no período que pretende reverter;
  3. Clicar em Reverter. 

 Após reverter o fecho de um período, o sistema alerta que serão eliminadas as Declarações Oficiais desse período, incluindo as alterações realizadas manualmente nas Declarações. Além disso, as folhas de pagamento assumem o estado Pendente e é anulada a integração dos valores na Contabilidade. 

Para eliminar os lotes de pagamento associados à folha de pagamento, terá de o efetuar em  Bancos | Pagamentos em Lote.

Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Faça login para deixar a sua opinião.
Obrigado pelo seu feedback. Iremos analisá-lo para continuarmos a melhorar!
Artigos Relacionados
Fecho do Período