Guia de iniciação Contabilidade Ativos Compras Inventário Vendas Conta Corrente Bancos Impostos Integração com Rose People Sistema Glossário Sugestões
Rose Business Management Integração com Rose PeopleSaláriosReprocessamentos
Integração com Rose PeopleSaláriosReprocessamentos
Reprocessamentos

Reprocessamentos

Última alteração a 13/10/2022
Este artigo é aplicável a:
Administrador
Resp. de Vendas
Resp. de Compras
Financeiro
Técnico de RH
Assistente de RH
Configurador

O reprocessamento de um contrato é originado quando existem alterações nas entidades ou nos períodos no estado Em Aberto. Consequentemente, o sistema irá calcular retroativos e reprocessar automaticamente os períodos afetados, respetivamente.

Reprocessar Contratos

O reprocessamento de um contrato pode ser originado em duas situações:

  • quando existem alterações nas entidades relacionadas com o processamento;
  • quando os períodos afetados pelas alterações estão no estado Em Aberto. Neste cenário, quando os períodos em aberto são reprocessados, o novo processamento sobrepõe-se ao anterior.  

De seguida, são enumeradas as alterações que desencadeiam um reprocessamento do contrato:

Entidades

1. Naturezas das Remunerações: por exemplo, adicionar uma nova dedução, alterar um limite de isenção;

2. Tipo de Natureza das remunerações: gera o reprocessamento de períodos em aberto. No entanto, esta é uma alteração limitada, uma vez que só é possível alterar o tipo se não existirem processamentos fechados onde esta natureza tenha sido utilizada. 

3. Remunerações:

  • Exemplo: definir regras de cálculos diferentes ao período;
  • Resultado: se os períodos de aplicação das novas condições estiverem no estado Em Aberto, o sistema irá recalcular todos os processamentos existentes a partir do período da nova condição. Nesta entidade, é ainda possível alterar a Natureza e o Englobamento se a remuneração não constar nos processamentos fechados. 

4. Deduções:

  • Exemplo: definir regras de cálculos diferentes ao período;
  • Resultado: se os períodos de aplicação das novas condições estiverem no estado Em Aberto, o sistema irá recalcular todos os processamentos existentes a partir do período de aplicação da nova condição. 

5. Fórmulas: a alteração da expressão de uma fórmula que esteja a ser utilizada no processamento de contratos implica o reprocessamento dos períodos em aberto. 

6. Ausências: alterar ou introduzir Ausências em períodos abertos. 

7. Contrato: nesta entidade, são vários as alterações que podem provocar o reprocessamento, nomeadamente: 

  • Alterar Data de Admissão. Só é possível alterar a data de admissão se ainda não existirem processamentos fechados desse contrato;
  • Alterar Fórmula de Salário Hora (Fixo ou Regular); 
  • Alterar Valor do Salário Hora quando definido como sendo de valor Fixo;
  • Adicionar novas remunerações ou alterar a respetiva configuração quando a data de aplicação se situe em períodos abertos;
  • Adicionar novas deduções ou alterar a respetiva configuração quando a data de aplicação se situe em períodos abertos; 
  • Alterar Dados Fiscais; 
  • Alterar Contas de Benefício; 
  • Alterar Data prevista para fim de contrato, que irá implicar o reprocessamento dos períodos abrangidos pela nova data. No entanto, só é possível alterar esta data para uma data posterior ao último período fechado;
  • Alterar Data final de contrato, que irá implicar o reprocessamento dos períodos abrangidos pela nova data. No entanto, só é possível alterar esta data para uma data posterior ao último período fechado.  

Nestas entidades, é possível definir o comportamento do sistema em caso de alterações, designadamente, se o reprocessamento deve ser efetuado automaticamente ou se está sujeito a aprovação prévia. Para saber mais informações, sugere-se a consulta da secção Configurar Cálculo de Retroativos.

Períodos Abertos

Existem determinadas alterações que apenas têm impacto nos períodos em aberto, como por exemplo, a alteração do salário hora.

Quando no contrato está definido um salário hora fixo e o valor por hora é alterado, o sistema gera um pedido de processamento para que sejam reprocessados os períodos em aberto.

No processamento, a fórmula de Salário Hora utilizada no período é guardada caso se trate de um processamento de retroativos ou de um processamento posterior. Se a fórmula de salário for do tipo Fixo, é utilizado o valor hora do processamento regular.

Nos períodos fechados, o valor do salário hora mantém-se se a fórmula do salário hora for do tipo Fixo. Caso seja do tipo Regular, o salário hora pode ser recalculado em períodos fechados.

Os processamentos fechados que contabilizaram retroativos não são alterados, independentemente do tipo de alteração realizada.

Caso pretenda alterar uma entidade com período, deverá adicionar um novo período com as novas regras e, no registo anterior, indicar a data final. Desta forma, será mantido um histórico com todas as alterações.

Processar Retroativos

Os retroativos são sempre calculados quando existem alterações nas entidades (referidas na secção Reprocessar contratos) com impacto nos processamentos.

O cálculo de retroativos consiste no apuramento das diferenças provocadas pelas alterações realizadas. Desta forma, o ROSE cria um novo processamento para o(s) período(s) afetado(s) com todas as diferenças obtidas entre os dois processamentos. 

É possível calcular retroativos de forma sucessiva para o mesmo período, caso tenha realizado alterações com impacto no período em momento diferentes. Por exemplo, se registou uma ausência para o mês de janeiro e em abril adicionou uma remuneração com a data inicial em janeiro. 

No entanto, cada alteração gera um novo processamento, sendo apuradas as diferenças entre o processamento original e todos os retroativos do período (em estado fechado). 

Ao editar um processamento de retroativo, além das diferenças obtidas no processamento, é indicada/o:

  • origem: é identificada a entidade onde ocorreu a alteração e que originou o processamento do retroativo;
  • o utilizador que fez a alteração;
  • a data em que foi realizada a alteração. 

As diferenças obtidas pelo cálculo de retroativos são lançadas no primeiro processamento em aberto no período a que respeita, caso exista algum processamento posterior ainda em aberto nesse período. Se não existir, são lançadas num processamento de retroativo. 

Reprocessar Períodos

No ROSE, os reprocessamentos dos períodos afetados são desencadeados automaticamente sem ser necessário emitir a respetiva ordem de pagamento.

No entanto, existem situações em que o sistema não efetua o reprocessamento automático, nomeadamente, quando o reprocessamento está dependente de aprovação prévia e/ou quando pretende que uma alteração realizada nos períodos em aberto também se reflita nos períodos fechados.  

Além dessas situações, é necessário reprocessar períodos se:

  • alterar as remunerações ou deduções do contrato, por exemplo, quando altera o próprio valor da remuneração principal (R01) ou quando adiciona uma dedução que pretende que seja processada a partir de um período anterior ao atual;
  • alterar a remuneraçãoutilizada em todos os contratos, por exemplo, quando pretende aumentar o subsídio de alimentação a partir de um determinado período;
  • alterar os dados fiscais, por exemplo, alterar o número de dependentes ou o estado civil. Neste caso, deverá criar uma nova linha nos dados fiscais e inserir a data final na linha anterior para que o sistema considere as novas condições só a partir desta data;
  • alterar as contas de benefício associadas ao contrato, por exemplo, se associar a conta de benefício de subsídio de férias e a partir de um determinado período adicionar um crédito de dias a pagar;
  • reprocessar períodos em aberto, por exemplo, quando é necessário atualizar as tabelas de IRS;
  • for necessário atualizar as tabelas de IRS em fevereiro com efeitos retroativos a 1 janeiro e pretende processar os retroativos de janeiro, que já estava fechado. 

Através da funcionalidade de Reprocessamento de Período, é possível reprocessar manualmente os contratos com períodos abertos e/ou fechados, refletindo este impacto no processamento a partir de uma determinada data. 

Para reprocessar períodos, siga os seguintes passos: 

  1. Aceder a Salários | Reprocessar Período;
  2. Definir o Período Inicial a partir do qual pretende reprocessar;
  3. Filtrar os dados pelo Contrato ou por Estabelecimento (opcional);
  4. Selecionar a opção Incluir Cessantes se pretender incluir os contratos que estão no estado Cessante;
  5. Clicar em Aplicar; 
  6. Selecionar os contratos que pretende reprocessar;
  7. Por fim, clicar em Reprocessar Período. 

Após reprocessar o período, existem 2 tipos de comportamento:

  • Caso o período afetado esteja aberto, são assumidos os novos valores/condições, sobrepondo-se ao processamento anterior;
  • Caso o período afetado esteja fechado, o processamento original mantém-se e é criado um processamento do tipo Retroativo que espelha as alterações do reprocessamento.

Caso pretenda alterar uma entidade com período, deverá adicionar um novo período com as novas regras e, no registo anterior, indicar a data final. Desta forma, será mantido um histórico com todas as alterações.

Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Faça login para deixar a sua opinião.
Obrigado pelo seu feedback. Iremos analisá-lo para continuarmos a melhorar!
Artigos Relacionados
Reprocessamentos