Guia de iniciação Dashboards Contabilidade Ativos Compras Inventário Vendas Conta Corrente Bancos Impostos Integração com Rose People Sistema Glossário Sugestões
Rose Business Management InventárioAcertos de Stock
InventárioAcertos de Stock
Acertos de Stock

Acertos de stock

Última alteração a 24/09/2021
Este artigo é aplicável a:
Administrador
Resp. de Vendas
Resp. de Compras
Financeiro
Configurador

Uma adequada gestão do stock permite controlar os artigos disponíveis, prevenindo quebras de stock. Por vezes, é necessário atualizar o stock de um artigo através dos acertos de stock, que são tipificados com base em motivos de acerto.

Motivos de acerto de inventário

O motivo de acerto permite explicar o tipo de movimentos no Inventário: entradas, saídas, valor ou quantidade, efetuando correções de stock nos diversos armazéns. Caso seja necessário registar um acerto direto de stock cujo motivo é inexistente no software, poderá criar um novo motivo de acerto.

Estes acertos podem ser de 4 tipos:

  • Acertos de Inventário negativos: movimento interno que permite o lançamento de todos os acertos de inventário, cuja quantidade dos artigos contados seja inferior à quantidade registada no respetivo armazém;
  • Acertos de Inventário positivos: movimento interno que permite o lançamento de todos os acertos de inventário, cuja quantidade dos artigos contados seja superior à quantidade registada no respetivo armazém;
  • Acertos de Inventário em valor: efetua ajustes à valorização dos artigos;
  • Acertos de Inventário em quantidade: efetua ajustes à quantidade dos artigos em stock, devido a fatores externos, como por exemplo um roubo, bem como efetuar a contagem de inventário.

Criar acerto direto de stock

Após a contagem de artigos em armazém, poderá criar um acerto direto de stock para atualizar o saldo dos artigos. Os acertos podem ser positivos ou negativos, sendo o aspeto definido quando indica o motivo do acerto.

Para criar um acerto direto de stock, siga os seguintes passos:

  1. Aceder a Inventário | Acertos de Inventário;
  2. Clicar em Criar;
  3. Indicar o Armazém onde vai corrigir o stock;
  4. Inserir o Motivo do acerto no respetivo campo;
    Nota: Por predefinição, existem motivos tipificados, tais como: Abate de StockFurtosDepreciação de Stock, SucataAumento de Stock e Apreciação de Stock, sendo que a apreciação e depreciação de stock apenas afetam o valor e não a quantidade;
  5. Na tabela preencher os campos ArtigoQuantidadeUnidade Preço Unitário de acordo com o stock que pretende corrigir;
  6. No final, clicar em Guardar e Novo.

Após criar um acerto direto, o saldo em stock do artigo é atualizado. Este processo aplica-se também caso existam movimentos de inventários negativos.

É possível validar o movimento de entrada de stock resultante do documento anterior através do mapa de controlo de stock em Inventário | Explorar | Extrato de Artigos.

Integração na contabilidade

A nível contabilístico, as contas movimentadas são as contas definidas nos motivos de acerto de stock e na tabela de stock disponível em Configurar Inventário | Contas de stock.

Por exemplo, um acerto negativo por quebra de stock:

  • Credita a conta de stock do artigo;
  • Debita a conta custos com quebras de stock.
Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.

Faça login para deixar a sua opinião.

Obrigado pelo seu feedback. Iremos analisá-lo para continuarmos a melhorar!
Artigos Relacionados
Acertos de stock