Como podemos ajudar?
Mercados
Portugal (PT)
Espanha (ES)
Angola (AO)
Cabo Verde (CV)
Moçambique (MZ)
São Tomé e Príncipe (ST)
Guiné-Bissau (GW)
Produto
Professional
Executive
Public Sector
Omnia
Limpar filtros
Guardar
V10 Como Configurar? Configurar
Configurar
Configurar
Configurar
Nesta categoria encontra a informação de que necessita para configurar os módulos da V10, de acordo com as necessidades e preferências dos utilizadores, proporcionando-lhes assim uma utilização mais agradável e intuitiva.
Artigos Mais Vistos
Como configurar o sistema para imprimir o QR Code nos documentos? Funcionalidades Configuração e Gestão de Acessos Como ativar a utilização de estados de inventário? Como criar séries de documentos automaticamente? Como definir critérios para atualizar o mês de subsídio de férias em função da marcação de férias?
V10 Como Configurar? Instalar e Manter
Instalar e Manter
Instalar e Manter
Instalar e Manter
Esta categoria inclui instruções sobre o processo de onboarding e instalação inicial da V10, bem como de manutenção das dependências e requisitos para o seu correto funcionamento.
Artigos Mais Vistos
Onboarding: Novo licenciamento Requisitos de Software Como instalar atualizações através do Data Update? Requisitos de Hardware Checklist Upgrade V10 Funcionamento do Licenciamento
V10 Como Configurar? Extensibilidade
Extensibilidade
Extensibilidade
Extensibilidade
Nesta categoria encontrará informações úteis, bem como exemplos simples e práticos sobre a tecnologia de extensibilidade e a integração da V10 com outras aplicações.
Artigos Mais Vistos
Como preparar mapas customizados para a impressão com QR Code? Regulamentação para a emissão de faturas de combustíveis Como configurar as propriedades e preferências dos mapas? Sugestões de Implementação Regime de Consignação Como configurar um menu do utilizador?
V10 Como Configurar? Plataforma
Plataforma
Plataforma
Plataforma
Nesta categoria encontrará toda a informação necessária para o desenvolvimento de soluções adaptadas às necessidades da sua empresa.
Artigos Mais Vistos
Gestão de Listas Assistente ECHO Como gerir as áreas de negócio do assistente ECHO? Como adicionar logótipos de empresa nos mapas? Parâmetros do Executável da Aplicação Ficheiro RUNTIME.CONFIG
V10 Como Configurar? PlataformaAssistente ECHO
PlataformaAssistente ECHO
Assistente ECHO
Voltar | Lista de Artigos
Assistente ECHO
This article applies to:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW
Professional
Executive
Public Sector
Omnia

O Assistente ECHO é um auxiliar de negócio para os utilizadores do ERP, criado com duas vertentes principais: a monitorização de negócio e o auxílio na execução de tarefas.

Para o correto funcionamento do Assistente ECHO, deverá ter em atenção que:

  1. O assistente ECHO requer a ativação do SQL SERVER BROWSER na configuração do SQL Server;
  2. No caso de possuir o Internet Explorer 11, é necessário garantir que a atualização está instalada.

Operações disponíveis

No assistente ECHO, é possível realizar um conjunto de operações relacionadas com o funcionamento, pesquisa e histórico.

Ativar ou inativar o assistente

É possível escolher se o assistente se encontra ativo ou inativo. Para o ativar/desativar, deverá clicar no botão do assistente no menu superior do ERP | Contexto.

Pesquisar no assistente

Para facilitar a procura de mensagens no assistente, encontra-se disponível uma caixa de pesquisa no painel do assistente ECHO.

Ao inserir os primeiros caracteres da palavra ou a palavra completa, são apresentados todos os resultados relevantes. Se clicar no X da área de pesquisa, a pesquisa realizada é eliminada e volta à caixa de histórico apresentada inicialmente.

Apagar as configurações do assistente

É possível apagar as configurações do assistente para cada utilizador, repondo as definições de origem. Para tal, siga os seguintes passos:

  1. Aceder ao painel do assistente e clicar no botão Propriedades no canto superior direito;
  2. Clicar em Esquecer definições...;
  3. Clicar em Sim na mensagem do assistente a indicar se pretende confirmar a operação.

Ao eliminar as configurações, foram removidas as seguintes configurações:

  • O número de mensagens visíveis no histórico;
  • O número de mensagens apresentadas por sessão;
  • O número de "Gosto" colocados nas mensagens;
  • As áreas de negócio ignoradas, voltando a receber mensagens de todas as áreas de negócio.

Mensagens de áreas de negócio

Com base no trabalho realizado pelos utilizadores nas diversas empresas, são criadas e exibidas mensagens específicas. Estas mensagens correspondem a diversas áreas de negócio abrangidas pelo assistente.

Por omissão, o assistente encontra-se ativo, enviando mensagens aos utilizadores quando considerar relevante. Mediante os "gostos" que colocar nas mensagens, o número de mensagens da respetiva área de negócio poderá aumentar.

Poderá receber mensagens das seguintes áreas de negócio:

  • Entidades novas: identifica as empresas cliente/fornecedor que abriram atividade na região;
  • Entidades com atualização de dados: identifica as empresas cliente/fornecedor com atualização de dados, permitindo atualizar os dados automaticamente;
  • Produtividade do utilizador: promove uma saudável competição entre os utilizadores do ERP, baseando-se no número de documentos emitidos;
  • Entidades com risco potencial: baseado na informação fornecida pela InformaD&B, identifica clientes que estão em dívida com a empresa e que entraram em insolvência;
  • Padrão contabilístico: baseado na atividade regular da empresa são inferidas as faturas em falta.

Monitor de Operações

É possível aceder a um monitor para consultar o estado atual de cada tarefa existente, bem como os dados das execuções de cada tarefa. Esta funcionalidade pode ser acedida através da opção Monitor de operações no painel do ECHO, no canto superior direito.

No monitor de operações, poderá consultar os seguintes dados:

  • Todos os tópicos existentes e as respetivas tarefas;
  • O estado atual de cada tarefa, em que data foi agendada e o resultado da última execução na grelha principal;
  • O histórico de execução de cada tarefa. Cada entrada de histórico, pode conter um ou mais avisos/erros que influenciaram o resultado final da tarefa;

A partir do monitor de operações, é ainda possível agendar ou cancelar manualmente as tarefas, bem como modificar as características de cada tarefa através das respetivas opções de contexto.

Configuração de tarefas

O sistema permite configurar vários parâmetros de cada tarefa disponíveis no monitor de operações, bem como configurar o tipo de agendamento das tarefas que não sejam de sistema. Neste caso, não é possível utilizar a funcionalidade de agendamento.

Limites temporais 

Neste sentido, é possível configurar os limites de tolerância para as tarefas, ou seja, definir o espaço temporal em que a tarefa é considerada atrasada para que o sistema aumente automaticamente a sua prioridade assim que a tarefa se aproxima deste período.

As definições de resiliência da tarefa permitem definir qual o intervalo entre as tentativas de execução (após falhas) da tarefa e o número máximo de tentativas para descartar a tarefa. É possível ativar/inativar as notificações de sistema em cada falha ou apenas na última.

Prioridades 

As tarefas têm diferentes níveis de prioridade e, por isso, é possível definir a prioridade das mensagens por ela geradas. Contudo, não é possível alterar a prioridade de tarefas de sistema cuja primazia é a mais elevada. De igual forma, também não é possível marcar tarefas de sistema como prioridade baixa ou intermédia.

Uma tarefa pode ser transversal a várias empresas, caso seja selecionada a respetiva checkbox na área Características. Ao editar as características de uma tarefa deste tipo, poderá aplicá-las a todas as empresas.

Utilizadores

É possível determinar a lista de utilizadores que pretende que recebam as mensagens criadas por cada tarefa. Ou seja, poderá associar de uma forma rápida utilizadores e perfis às mensagens geradas pelo ECHO e, assim, controlar as mensagens enviadas a cada utilizador ou perfil.

Deverá ter em atenção que existem um conjunto de tarefas, tipicamente agendadas por operações do ERP, em que as mensagens geradas serão sempre enviadas ao utilizador que as agendou dentro do ERP. Por exemplo, ao gravar uma fatura, a consequente mensagem relativa ao inventário é enviada à pessoa que gravou a fatura.

Nota: Esta operação não pode ser configurada.

Guardar ou partilhar este artigo
Artigos Relacionados
Gestão de Contratos Como gerar um documento (word) de um contrato? Como associar um contrato a um documento de venda? Como associar garantias a um contrato? Como criar um contrato?