Como podemos ajudar?
Mercados
Portugal (PT)
Espanha (ES)
Angola (AO)
Cabo Verde (CV)
Moçambique (MZ)
São Tomé e Príncipe (ST)
Guiné-Bissau (GW)
Produto
Professional
Executive
Public Sector
Omnia
Limpar filtros
Guardar
Marketing & Vendas
Point of Sales (POS)
Configurações e Utilitários
Explorações
Compras
Configurações e Utilitários
Comércio Externo
Fluxos Documentais
Explorações
Inventário Recursos Humanos Finanças Equipamentos e Ativos Serviços Produção Construção Office Extensions Fiscal Reporting Accounting Automation
Filiais Dashboards Apps/Integrações
V10 Como Usar? Marketing & Vendas
Marketing & Vendas
Marketing & Vendas
Marketing & Vendas
Marketing Vendas
Nesta área pode gerir todo o processo de vendas, desde a definição de preços até à cobrança, acelerando os processos de encomendas e faturação. Esta solução auxilia a definição, implementação e controlo das regras comerciais, bem como elimina as operações administrativas desnecessárias nos processos de venda.
Artigos Mais Vistos
Fluxos de vendas Como tratar adiantamentos no ERP? Como configurar o estorno de documentos? Como criar ou anular um documento de venda e de compra? Como criar um catálogo de artigos? Como utilizar planos de faturação?
V10 Como Usar? Compras
Compras
Compras
Compras
Compras
Nesta área encontra todas as ferramentas de apoio à encomenda, automatismos de cálculo de necessidades e mecanismos de controlo de stocks. Estes ajudam a planear com precisão as quantidades a encomendar aos fornecedores, ou a produzir internamente, para que possa responder com eficiência aos pedidos dos seus clientes.
Artigos Mais Vistos
Fluxos de compras Como tratar a projeção de encomendas de compras? Pedidos de Cotação Importar e Configurar o template Procurement Requisições Perfis de utilizadores
V10 Como Usar? Inventário
Inventário
Inventário
Inventário
Inventario
Esta área permite-lhe gerir o nível de stocks para satisfazer as encomendas dos seus clientes. Inclui automatismos que otimizam a receção dos materiais e a respetiva distribuição por armazéns, assim como facilitam a correta valorização das existências e a própria gestão do inventário.
Artigos Mais Vistos
Como efetuar um movimento em valor em inventário? Custeio – Método de Cálculo Como efetuar a preparação de Inventário? Como configurar a criação de artigos? Como processar uma receção? Estados de Inventário
V10 Como Usar? Recursos Humanos
Recursos Humanos
Recursos Humanos
Recursos Humanos
Recursos Humanos
Esta área permite acelerar as operações administrativas de gestão do capital humano, desde os processos de payroll, passando pela gestão de contratos e vínculos, até aos processos de formação. A ampla cobertura em termos de atividades e particularidades de processamento torna esta área imprescindível na gestão de recursos humanos.
Artigos Mais Vistos
Como tratar o regime Lay Off Simplificado em 2021 (COVID-19)? Como tratar o Apoio à Retoma Progressiva em 2021 (COVID-19)? Como tratar o Apoio à família em 2021 (COVID-19)? Tratamento de apoios sociais em reação ao COVID-19 Tratamento de apoio à retoma progressiva Tratamento do incentivo extraordinário à normalização da atividade empresarial
V10 Como Usar? Finanças
Finanças
Finanças
Finanças
Financas
Esta área automatiza operações críticas com maior precisão nos dados contabilísticos, acelerando todos os processos administrativos, desde o registo de documentos até ao reporting, passando pelo controlo orçamental. Esta solução permite padronizar procedimentos, automatizar operações e eliminar os erros nas comunicações bancárias, acelerando os processos de gestão financeira com rigor e agilidade.
Artigos Mais Vistos
Contabilidade (SVAT) Como criar documentos de abertura? Plano de IVA Auditoria SVAT Apuramentos Planos e Classes de Contas
V10 Como Usar? Equipamentos e Ativos
Equipamentos e Ativos
Equipamentos e Ativos
Equipamentos e Ativos
Equipamentos Ativos
Esta área permite otimizar a organização e gestão dos equipamentos e ativos. Encontram-se também disponíveis operações que permitem manter atualizada a informação sobre a sua aquisição e cadastro, bem como sobre o seu ciclo de vida.
Artigos Mais Vistos
Como efetuar uma importação de dados? Critérios de Depreciação Como criar um documento de abate? Como definir a gestão patrimonial? Como exportar documentos para Equipamentos e Ativos? Como realizar a cópia assistida de Fichas?
V10 Como Usar? Serviços
Serviços
Serviços
Serviços
Servicos
Nesta área pode gerir todo o ciclo de gestão contratual, desde a negociação de condições até à renovação, passando pela faturação. Os automatismos garantem-lhe celeridade e rigor ao longo de todo o processo, integrando informação comercial e administrativa numa única área.
Artigos Mais Vistos
Gestão de Contratos Como criar um contrato? Como gerar um documento (word) de um contrato? Como associar um contrato a um documento de venda? Como utilizar o painel de projetos? Como faturar um projeto?
V10 Como Usar? Produção
Produção
Produção
Produção
Esta área permite otimizar a gestão da produção, simplificando os processos de aprovisionamento, fabrico e entrega. Encontram-se também disponíveis operações que permitem obter informação atualizada e organizada do setor produtivo, acelerando a tomada de decisões.
Artigos Mais Vistos
Como realizar movimentos de stocks através dos registos de produção? Como configurar o Terminal de Recolha? Como efetuar um planeamento de necessidades? Como definir as fichas técnicas? Terminal de Recolha Como criar operações?
V10 Como Usar? Construção
Construção
Construção
Construção
Nesta área pode gerir o processo de orçamentação, desde a aprovação de pedidos e fichas de obras, passando pela carteira de clientes. As ferramentas disponíveis asseguram a produtividade no planeamento de concursos e obras, possibilitando a integração de projetos em plataformas externas.
Artigos Mais Vistos
Como criar um concurso a partir de uma Oportunidade de Venda criada no ERP? Como criar um orçamento? Como gerir os concursos? Como configurar os recursos do orçamento? Como criar itens no orçamento a partir de fichas? Como utilizar recursos e fichas?
V10 Como Usar? Office Extensions
Office Extensions
Office Extensions
Office Extensions
O PRIMAVERA Office Extensions é um Add-in para o Microsoft Office Excel que disponibiliza várias funcionalidades totalmente integradas com o ERP PRIMAVERA, nomeadamente com as áreas de Contabilidade, Recursos Humanos, Vendas, Plataforma e Manufacturing.
Artigos Mais Vistos
Como configurar o Office Extensions? Relatórios de Contabilidade Office Extensions Quais são as opções disponíveis no Office Extensions? Ligação nas fórmulas entre o Add-in Financeiro e o Office Extensions Relatórios de Recursos Humanos
V10 Como Usar? Fiscal Reporting
Fiscal Reporting
Fiscal Reporting
Fiscal Reporting
Através do PRIMAVERA Fiscal Reporting, é possível gerar e entregar as declarações fiscais e legais, de acordo com a localização das empresas. Para simplificar este processo, pode consultar todas as informações necessárias para preparar cenários, confirmar dados e entregar modelos.
Artigos Mais Vistos
ACListaEstabelecimentosQuadroPessoal(Ano, IRTaExcluir) Serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (SHST) Modelo 10 Como realizar a entrega online dos modelos? Declaração Recapitulativa Declaração Periódica do IVA - Modelo A
V10 Como Usar? Accounting Automation
Accounting Automation
Accounting Automation
Accounting Automation
V10 Como Usar? Apps/Integrações
Apps/Integrações
Apps/Integrações
Voltar | Lista de Artigos
Como utilizar a aplicação Pagamentos Eletrónicos?
This article applies to:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW
Professional
Executive
Public Sector
Omnia

A plataforma de Pagamentos Eletrónicos do ERP permite atribuir uma ligação a cada fatura, para que o cliente proceda ao seu pagamento através de um meio de pagamento eletrónico.

É possível pagar através da navegação num portal (método de pagamento via página checkout), referências multibanco/payshop ou transferência bancária.

Fornecedores disponíveis

O acesso a esta plataforma pressupõe a existência de uma conta num dos seguintes fornecedores de serviços:

  • HiPay: esta plataforma fornece serviços de pagamento através de página checkout, com múltiplos métodos de pagamento e de geração de referências para pagamento por multibanco em Portugal e Espanha. É ainda possível utilizar o mecanismo de débitos diretos (SEPA) para pagamentos em Espanha;
  • LusoPay: através deste fornecedor, é possível gerar referências para pagamentos por multibanco e Payshop;
  • MultiPay: este fornecedor permite gerar referências para pagamentos por multibanco em Moçambique.

O pagamento por transferência bancária não requer nenhum fornecedor, dado que todo o circuito de verificação deverá ser realizado manualmente através da verificação do comprovativo de pagamento. Apesar desta característica, este método está totalmente integrado na mecânica de pagamentos eletrónicos da plataforma.

No ERP, o acesso a esta plataforma está isenta de custos. Os custos existentes serão os custos associados à conta dos fornecedores de serviços referidos.

Subscrição

A subscrição do serviço de pagamentos eletrónicos é efetuada através da AppStore da v10, presente no menu Geral | Apps do produto. Deverá adicionar a app Payment Gateway à sua subscrição.

Alternativamente, é possível aceder à AppStore da PRIMAVERA e adicionar esta app à subscrição.

Informação sobre a subscrição Lusopay

A LusoPay solicita um endereço de Callback para a ativação do serviço. Para efetuar este procedimento, deverá entrar em contacto com a Lusopay, indicando que é cliente do ERP e fornecer o referido endereço.

O endereço de Callback é criado da seguinte forma:

Deverá substituir os campos Subscription e Suffix pela informação da sua subscrição. Para obter esta informação, deverá aceder ao ecrã de licenciamento no Administrador PRIMAVERA em Sistema | Licenciamento | Gestor de Licenciamento.

Neste exemplo, o endereço de Callback seria:

https://pgw.primaverabss.com/provider-ptlusopay/ps/api/10003/10003-0007/PaymentProvider/ExecuteServerNotification?ent=«entidade»&ref=«referencia»&valor=«valor»&dpagamento=«datapagamento»&desc=«descricao»

Nota: Este endereço não é um link de acesso. É um URI tecnológico para que os serviços da LusoPay possam comunicar com a PRIMAVERA Payments Gateway.

Configuração

Após a subscrição desta app, é necessário configurar a plataforma e associar os meios de pagamentos indicados aos movimentos bancários.

Para configurar a aplicação Pagamentos Eletrónicos, siga as seguintes etapas:

Etapa 1: Configurar app

  1. Aceder a Finanças | Caixas e Bancos | Recursos | Tabelas | Pagamentos Eletrónicos;
  2. Selecionar os métodos que pretende utilizar na empresa;
  3. Cada método tem os seus próprios parâmetros que deverão ser obtidos junto do respetivo fornecedor de serviço e introduzidos na área correspondente;
  4. Para cada método de pagamento, indicar um intervalo de valores para os quais o meio de pagamento está disponível.

Etapa 2: Associar meios de pagamento aos movimentos bancários

Depois de configurar os meios de pagamento disponíveis na empresa, é possível associá-los aos movimentos bancários no ERP através da opção Finanças | Caixas e Bancos | Recursos | Tabelas | Movimentos Bancários.

A janela de movimentos bancários, já disponível no ERP, permite associar um meio de pagamento eletrónico a um movimento bancário já existente ou criar um novo movimento bancário para esta finalidade.

É possível ter dois tipos de pagamento eletrónico:

  1. Geração de referências: através deste método, serão imprimidas referências dos vários tipos disponíveis na impressão da fatura, que devem ser posteriomente utilizadas pelo cliente para efetuar o pagamento. É possível definir um ou mais métodos de pagamento a apresentar na fatura;
  2. Online: através deste método, o pagamento deverá ser concluído através do portal PRIMAVERA Payment Gateway. É possível definir um método de pagamento em concreto ou disponibilizar todos os métodos configurados. Na fatura, será impresso um endereço que permite a exportação da própria fatura no formato PDF, bem como um QR Code para a posterior digitalização com um dispositivo móvel. Este endereço está minimizado para facilitar a sua cópia manual, caso seja necessário.

Emissão de documentos

Após as configurações necessárias, é então possível começar a faturar com pagamentos eletrónicos. Para tal, basta emitir uma fatura em que é indicado o movimento bancário configurado com pagamento eletrónico.

De referir que, nesta fase são validados os intervalos de valor e a moeda definidos na configuração e, caso nenhum esteja enquadrado nesta fatura, o documento será gerado sem o pagamento eletrónico após a notificação e confirmação do utilizador.

Ao imprimir ou enviar a fatura, a ligação de pagamento será impressa e poderá ser utilizada para concluir o pagamento.

Serviço ECHO

O ECHO verifica os pagamentos emitidos diariamente e cria automaticamente o documento de liquidação para os documentos de venda configurados para tal.

Esta configuração pode ser efetuada através da opção Liquidar automaticamente, com o assistente ECHO, disponível no separador Contas Correntes do menu Marketing&Vendas | Vendas | Recursos | Tabelas | Documentos de venda.

Gestão de pagamentos

Após a geração de faturas com pagamentos eletrónicos, a V10 fornece um mecanismo de gestão de pagamentos pendentes através do monitor de pagamentos eletrónicos disponível em Marketing&Vendas | Pagamentos e Recebimentos | Integração Bancária.

Neste monitor, é possível visualizar o estado de todos os pagamentos eletrónicos criados e atualizar manualmente o seu estado através de ligação à gateway de pagamentos.

É possível efetuar drill down para todos os documentos relevantes e relacionados com o pagamento a partir desta janela:

  • Documento de venda;
  • Documento de liquidação;
  • Entidade;
  • Meio de pagamento utilizado (movimento bancário).

É ainda possível efetuar a liquidação dos pagamentos de transferência bancária por IBAN (o que pressupõe a validação manual de comprovativos por parte do operador) e liquidar qualquer documento cujo pagamento online tenha sido verificado pelo sistema.

Apesar destas possibilidades, qualquer pagamento pendente poderá ser liquidado manualmente nas operações sobre contas correntes. Nestes casos, é enviado um aviso para alertar o operador para a tentativa de liquidação de um pagamento eletrónico não verificado.

Guardar ou partilhar este artigo
Artigos Relacionados
Gestão de Contratos Como gerar um documento (word) de um contrato? Como associar um contrato a um documento de venda? Como associar garantias a um contrato? Como criar um contrato?
V10 Como Usar? Apps/Integrações
Apps/Integrações
Apps/Integrações
Voltar | Lista de Artigos
Como utilizar a aplicação Pagamentos Eletrónicos?
This article applies to:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW
Professional
Executive
Public Sector
Omnia

A plataforma de Pagamentos Eletrónicos do ERP permite atribuir uma ligação a cada fatura, para que o cliente proceda ao seu pagamento através de um meio de pagamento eletrónico.

É possível pagar através da navegação num portal (método de pagamento via página checkout), referências multibanco/payshop ou transferência bancária.

Fornecedores disponíveis

O acesso a esta plataforma pressupõe a existência de uma conta num dos seguintes fornecedores de serviços:

  • HiPay: esta plataforma fornece serviços de pagamento através de página checkout, com múltiplos métodos de pagamento e de geração de referências para pagamento por multibanco em Portugal e Espanha. É ainda possível utilizar o mecanismo de débitos diretos (SEPA) para pagamentos em Espanha;
  • LusoPay: através deste fornecedor, é possível gerar referências para pagamentos por multibanco e Payshop;
  • MultiPay: este fornecedor permite gerar referências para pagamentos por multibanco em Moçambique.

O pagamento por transferência bancária não requer nenhum fornecedor, dado que todo o circuito de verificação deverá ser realizado manualmente através da verificação do comprovativo de pagamento. Apesar desta característica, este método está totalmente integrado na mecânica de pagamentos eletrónicos da plataforma.

No ERP, o acesso a esta plataforma está isenta de custos. Os custos existentes serão os custos associados à conta dos fornecedores de serviços referidos.

Subscrição

A subscrição do serviço de pagamentos eletrónicos é efetuada através da AppStore da v10, presente no menu Geral | Apps do produto. Deverá adicionar a app Payment Gateway à sua subscrição.

Alternativamente, é possível aceder à AppStore da PRIMAVERA e adicionar esta app à subscrição.

Informação sobre a subscrição Lusopay

A LusoPay solicita um endereço de Callback para a ativação do serviço. Para efetuar este procedimento, deverá entrar em contacto com a Lusopay, indicando que é cliente do ERP e fornecer o referido endereço.

O endereço de Callback é criado da seguinte forma:

Deverá substituir os campos Subscription e Suffix pela informação da sua subscrição. Para obter esta informação, deverá aceder ao ecrã de licenciamento no Administrador PRIMAVERA em Sistema | Licenciamento | Gestor de Licenciamento.

Neste exemplo, o endereço de Callback seria:

https://pgw.primaverabss.com/provider-ptlusopay/ps/api/10003/10003-0007/PaymentProvider/ExecuteServerNotification?ent=«entidade»&ref=«referencia»&valor=«valor»&dpagamento=«datapagamento»&desc=«descricao»

Nota: Este endereço não é um link de acesso. É um URI tecnológico para que os serviços da LusoPay possam comunicar com a PRIMAVERA Payments Gateway.

Configuração

Após a subscrição desta app, é necessário configurar a plataforma e associar os meios de pagamentos indicados aos movimentos bancários.

Para configurar a aplicação Pagamentos Eletrónicos, siga as seguintes etapas:

Etapa 1: Configurar app

  1. Aceder a Finanças | Caixas e Bancos | Recursos | Tabelas | Pagamentos Eletrónicos;
  2. Selecionar os métodos que pretende utilizar na empresa;
  3. Cada método tem os seus próprios parâmetros que deverão ser obtidos junto do respetivo fornecedor de serviço e introduzidos na área correspondente;
  4. Para cada método de pagamento, indicar um intervalo de valores para os quais o meio de pagamento está disponível.

Etapa 2: Associar meios de pagamento aos movimentos bancários

Depois de configurar os meios de pagamento disponíveis na empresa, é possível associá-los aos movimentos bancários no ERP através da opção Finanças | Caixas e Bancos | Recursos | Tabelas | Movimentos Bancários.

A janela de movimentos bancários, já disponível no ERP, permite associar um meio de pagamento eletrónico a um movimento bancário já existente ou criar um novo movimento bancário para esta finalidade.

É possível ter dois tipos de pagamento eletrónico:

  1. Geração de referências: através deste método, serão imprimidas referências dos vários tipos disponíveis na impressão da fatura, que devem ser posteriomente utilizadas pelo cliente para efetuar o pagamento. É possível definir um ou mais métodos de pagamento a apresentar na fatura;
  2. Online: através deste método, o pagamento deverá ser concluído através do portal PRIMAVERA Payment Gateway. É possível definir um método de pagamento em concreto ou disponibilizar todos os métodos configurados. Na fatura, será impresso um endereço que permite a exportação da própria fatura no formato PDF, bem como um QR Code para a posterior digitalização com um dispositivo móvel. Este endereço está minimizado para facilitar a sua cópia manual, caso seja necessário.

Emissão de documentos

Após as configurações necessárias, é então possível começar a faturar com pagamentos eletrónicos. Para tal, basta emitir uma fatura em que é indicado o movimento bancário configurado com pagamento eletrónico.

De referir que, nesta fase são validados os intervalos de valor e a moeda definidos na configuração e, caso nenhum esteja enquadrado nesta fatura, o documento será gerado sem o pagamento eletrónico após a notificação e confirmação do utilizador.

Ao imprimir ou enviar a fatura, a ligação de pagamento será impressa e poderá ser utilizada para concluir o pagamento.

Serviço ECHO

O ECHO verifica os pagamentos emitidos diariamente e cria automaticamente o documento de liquidação para os documentos de venda configurados para tal.

Esta configuração pode ser efetuada através da opção Liquidar automaticamente, com o assistente ECHO, disponível no separador Contas Correntes do menu Marketing&Vendas | Vendas | Recursos | Tabelas | Documentos de venda.

Gestão de pagamentos

Após a geração de faturas com pagamentos eletrónicos, a V10 fornece um mecanismo de gestão de pagamentos pendentes através do monitor de pagamentos eletrónicos disponível em Marketing&Vendas | Pagamentos e Recebimentos | Integração Bancária.

Neste monitor, é possível visualizar o estado de todos os pagamentos eletrónicos criados e atualizar manualmente o seu estado através de ligação à gateway de pagamentos.

É possível efetuar drill down para todos os documentos relevantes e relacionados com o pagamento a partir desta janela:

  • Documento de venda;
  • Documento de liquidação;
  • Entidade;
  • Meio de pagamento utilizado (movimento bancário).

É ainda possível efetuar a liquidação dos pagamentos de transferência bancária por IBAN (o que pressupõe a validação manual de comprovativos por parte do operador) e liquidar qualquer documento cujo pagamento online tenha sido verificado pelo sistema.

Apesar destas possibilidades, qualquer pagamento pendente poderá ser liquidado manualmente nas operações sobre contas correntes. Nestes casos, é enviado um aviso para alertar o operador para a tentativa de liquidação de um pagamento eletrónico não verificado.

Guardar ou partilhar este artigo
Artigos Relacionados
Gestão de Contratos Como gerar um documento (word) de um contrato? Como associar um contrato a um documento de venda? Como associar garantias a um contrato? Como criar um contrato?
V10 Como Usar? Apps/Integrações
Apps/Integrações
Apps/Integrações
Voltar | Lista de Artigos
Como utilizar a aplicação Pagamentos Eletrónicos?
This article applies to:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW
Professional
Executive
Public Sector
Omnia

A plataforma de Pagamentos Eletrónicos do ERP permite atribuir uma ligação a cada fatura, para que o cliente proceda ao seu pagamento através de um meio de pagamento eletrónico.

É possível pagar através da navegação num portal (método de pagamento via página checkout), referências multibanco/payshop ou transferência bancária.

Fornecedores disponíveis

O acesso a esta plataforma pressupõe a existência de uma conta num dos seguintes fornecedores de serviços:

  • HiPay: esta plataforma fornece serviços de pagamento através de página checkout, com múltiplos métodos de pagamento e de geração de referências para pagamento por multibanco em Portugal e Espanha. É ainda possível utilizar o mecanismo de débitos diretos (SEPA) para pagamentos em Espanha;
  • LusoPay: através deste fornecedor, é possível gerar referências para pagamentos por multibanco e Payshop;
  • MultiPay: este fornecedor permite gerar referências para pagamentos por multibanco em Moçambique.

O pagamento por transferência bancária não requer nenhum fornecedor, dado que todo o circuito de verificação deverá ser realizado manualmente através da verificação do comprovativo de pagamento. Apesar desta característica, este método está totalmente integrado na mecânica de pagamentos eletrónicos da plataforma.

No ERP, o acesso a esta plataforma está isenta de custos. Os custos existentes serão os custos associados à conta dos fornecedores de serviços referidos.

Subscrição

A subscrição do serviço de pagamentos eletrónicos é efetuada através da AppStore da v10, presente no menu Geral | Apps do produto. Deverá adicionar a app Payment Gateway à sua subscrição.

Alternativamente, é possível aceder à AppStore da PRIMAVERA e adicionar esta app à subscrição.

Informação sobre a subscrição Lusopay

A LusoPay solicita um endereço de Callback para a ativação do serviço. Para efetuar este procedimento, deverá entrar em contacto com a Lusopay, indicando que é cliente do ERP e fornecer o referido endereço.

O endereço de Callback é criado da seguinte forma:

Deverá substituir os campos Subscription e Suffix pela informação da sua subscrição. Para obter esta informação, deverá aceder ao ecrã de licenciamento no Administrador PRIMAVERA em Sistema | Licenciamento | Gestor de Licenciamento.

Neste exemplo, o endereço de Callback seria:

https://pgw.primaverabss.com/provider-ptlusopay/ps/api/10003/10003-0007/PaymentProvider/ExecuteServerNotification?ent=«entidade»&ref=«referencia»&valor=«valor»&dpagamento=«datapagamento»&desc=«descricao»

Nota: Este endereço não é um link de acesso. É um URI tecnológico para que os serviços da LusoPay possam comunicar com a PRIMAVERA Payments Gateway.

Configuração

Após a subscrição desta app, é necessário configurar a plataforma e associar os meios de pagamentos indicados aos movimentos bancários.

Para configurar a aplicação Pagamentos Eletrónicos, siga as seguintes etapas:

Etapa 1: Configurar app

  1. Aceder a Finanças | Caixas e Bancos | Recursos | Tabelas | Pagamentos Eletrónicos;
  2. Selecionar os métodos que pretende utilizar na empresa;
  3. Cada método tem os seus próprios parâmetros que deverão ser obtidos junto do respetivo fornecedor de serviço e introduzidos na área correspondente;
  4. Para cada método de pagamento, indicar um intervalo de valores para os quais o meio de pagamento está disponível.

Etapa 2: Associar meios de pagamento aos movimentos bancários

Depois de configurar os meios de pagamento disponíveis na empresa, é possível associá-los aos movimentos bancários no ERP através da opção Finanças | Caixas e Bancos | Recursos | Tabelas | Movimentos Bancários.

A janela de movimentos bancários, já disponível no ERP, permite associar um meio de pagamento eletrónico a um movimento bancário já existente ou criar um novo movimento bancário para esta finalidade.

É possível ter dois tipos de pagamento eletrónico:

  1. Geração de referências: através deste método, serão imprimidas referências dos vários tipos disponíveis na impressão da fatura, que devem ser posteriomente utilizadas pelo cliente para efetuar o pagamento. É possível definir um ou mais métodos de pagamento a apresentar na fatura;
  2. Online: através deste método, o pagamento deverá ser concluído através do portal PRIMAVERA Payment Gateway. É possível definir um método de pagamento em concreto ou disponibilizar todos os métodos configurados. Na fatura, será impresso um endereço que permite a exportação da própria fatura no formato PDF, bem como um QR Code para a posterior digitalização com um dispositivo móvel. Este endereço está minimizado para facilitar a sua cópia manual, caso seja necessário.

Emissão de documentos

Após as configurações necessárias, é então possível começar a faturar com pagamentos eletrónicos. Para tal, basta emitir uma fatura em que é indicado o movimento bancário configurado com pagamento eletrónico.

De referir que, nesta fase são validados os intervalos de valor e a moeda definidos na configuração e, caso nenhum esteja enquadrado nesta fatura, o documento será gerado sem o pagamento eletrónico após a notificação e confirmação do utilizador.

Ao imprimir ou enviar a fatura, a ligação de pagamento será impressa e poderá ser utilizada para concluir o pagamento.

Serviço ECHO

O ECHO verifica os pagamentos emitidos diariamente e cria automaticamente o documento de liquidação para os documentos de venda configurados para tal.

Esta configuração pode ser efetuada através da opção Liquidar automaticamente, com o assistente ECHO, disponível no separador Contas Correntes do menu Marketing&Vendas | Vendas | Recursos | Tabelas | Documentos de venda.

Gestão de pagamentos

Após a geração de faturas com pagamentos eletrónicos, a V10 fornece um mecanismo de gestão de pagamentos pendentes através do monitor de pagamentos eletrónicos disponível em Marketing&Vendas | Pagamentos e Recebimentos | Integração Bancária.

Neste monitor, é possível visualizar o estado de todos os pagamentos eletrónicos criados e atualizar manualmente o seu estado através de ligação à gateway de pagamentos.

É possível efetuar drill down para todos os documentos relevantes e relacionados com o pagamento a partir desta janela:

  • Documento de venda;
  • Documento de liquidação;
  • Entidade;
  • Meio de pagamento utilizado (movimento bancário).

É ainda possível efetuar a liquidação dos pagamentos de transferência bancária por IBAN (o que pressupõe a validação manual de comprovativos por parte do operador) e liquidar qualquer documento cujo pagamento online tenha sido verificado pelo sistema.

Apesar destas possibilidades, qualquer pagamento pendente poderá ser liquidado manualmente nas operações sobre contas correntes. Nestes casos, é enviado um aviso para alertar o operador para a tentativa de liquidação de um pagamento eletrónico não verificado.

Guardar ou partilhar este artigo
Artigos Relacionados
Gestão de Contratos Como gerar um documento (word) de um contrato? Como associar um contrato a um documento de venda? Como associar garantias a um contrato? Como criar um contrato?
V10 Como Usar? Apps/Integrações
Apps/Integrações
Apps/Integrações
Voltar | Lista de Artigos
Como utilizar a aplicação Pagamentos Eletrónicos?
This article applies to:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW
Professional
Executive
Public Sector
Omnia

A plataforma de Pagamentos Eletrónicos do ERP permite atribuir uma ligação a cada fatura, para que o cliente proceda ao seu pagamento através de um meio de pagamento eletrónico.

É possível pagar através da navegação num portal (método de pagamento via página checkout), referências multibanco/payshop ou transferência bancária.

Fornecedores disponíveis

O acesso a esta plataforma pressupõe a existência de uma conta num dos seguintes fornecedores de serviços:

  • HiPay: esta plataforma fornece serviços de pagamento através de página checkout, com múltiplos métodos de pagamento e de geração de referências para pagamento por multibanco em Portugal e Espanha. É ainda possível utilizar o mecanismo de débitos diretos (SEPA) para pagamentos em Espanha;
  • LusoPay: através deste fornecedor, é possível gerar referências para pagamentos por multibanco e Payshop;
  • MultiPay: este fornecedor permite gerar referências para pagamentos por multibanco em Moçambique.

O pagamento por transferência bancária não requer nenhum fornecedor, dado que todo o circuito de verificação deverá ser realizado manualmente através da verificação do comprovativo de pagamento. Apesar desta característica, este método está totalmente integrado na mecânica de pagamentos eletrónicos da plataforma.

No ERP, o acesso a esta plataforma está isenta de custos. Os custos existentes serão os custos associados à conta dos fornecedores de serviços referidos.

Subscrição

A subscrição do serviço de pagamentos eletrónicos é efetuada através da AppStore da v10, presente no menu Geral | Apps do produto. Deverá adicionar a app Payment Gateway à sua subscrição.

Alternativamente, é possível aceder à AppStore da PRIMAVERA e adicionar esta app à subscrição.

Informação sobre a subscrição Lusopay

A LusoPay solicita um endereço de Callback para a ativação do serviço. Para efetuar este procedimento, deverá entrar em contacto com a Lusopay, indicando que é cliente do ERP e fornecer o referido endereço.

O endereço de Callback é criado da seguinte forma:

Deverá substituir os campos Subscription e Suffix pela informação da sua subscrição. Para obter esta informação, deverá aceder ao ecrã de licenciamento no Administrador PRIMAVERA em Sistema | Licenciamento | Gestor de Licenciamento.

Neste exemplo, o endereço de Callback seria:

https://pgw.primaverabss.com/provider-ptlusopay/ps/api/10003/10003-0007/PaymentProvider/ExecuteServerNotification?ent=«entidade»&ref=«referencia»&valor=«valor»&dpagamento=«datapagamento»&desc=«descricao»

Nota: Este endereço não é um link de acesso. É um URI tecnológico para que os serviços da LusoPay possam comunicar com a PRIMAVERA Payments Gateway.

Configuração

Após a subscrição desta app, é necessário configurar a plataforma e associar os meios de pagamentos indicados aos movimentos bancários.

Para configurar a aplicação Pagamentos Eletrónicos, siga as seguintes etapas:

Etapa 1: Configurar app

  1. Aceder a Finanças | Caixas e Bancos | Recursos | Tabelas | Pagamentos Eletrónicos;
  2. Selecionar os métodos que pretende utilizar na empresa;
  3. Cada método tem os seus próprios parâmetros que deverão ser obtidos junto do respetivo fornecedor de serviço e introduzidos na área correspondente;
  4. Para cada método de pagamento, indicar um intervalo de valores para os quais o meio de pagamento está disponível.

Etapa 2: Associar meios de pagamento aos movimentos bancários

Depois de configurar os meios de pagamento disponíveis na empresa, é possível associá-los aos movimentos bancários no ERP através da opção Finanças | Caixas e Bancos | Recursos | Tabelas | Movimentos Bancários.

A janela de movimentos bancários, já disponível no ERP, permite associar um meio de pagamento eletrónico a um movimento bancário já existente ou criar um novo movimento bancário para esta finalidade.

É possível ter dois tipos de pagamento eletrónico:

  1. Geração de referências: através deste método, serão imprimidas referências dos vários tipos disponíveis na impressão da fatura, que devem ser posteriomente utilizadas pelo cliente para efetuar o pagamento. É possível definir um ou mais métodos de pagamento a apresentar na fatura;
  2. Online: através deste método, o pagamento deverá ser concluído através do portal PRIMAVERA Payment Gateway. É possível definir um método de pagamento em concreto ou disponibilizar todos os métodos configurados. Na fatura, será impresso um endereço que permite a exportação da própria fatura no formato PDF, bem como um QR Code para a posterior digitalização com um dispositivo móvel. Este endereço está minimizado para facilitar a sua cópia manual, caso seja necessário.

Emissão de documentos

Após as configurações necessárias, é então possível começar a faturar com pagamentos eletrónicos. Para tal, basta emitir uma fatura em que é indicado o movimento bancário configurado com pagamento eletrónico.

De referir que, nesta fase são validados os intervalos de valor e a moeda definidos na configuração e, caso nenhum esteja enquadrado nesta fatura, o documento será gerado sem o pagamento eletrónico após a notificação e confirmação do utilizador.

Ao imprimir ou enviar a fatura, a ligação de pagamento será impressa e poderá ser utilizada para concluir o pagamento.

Serviço ECHO

O ECHO verifica os pagamentos emitidos diariamente e cria automaticamente o documento de liquidação para os documentos de venda configurados para tal.

Esta configuração pode ser efetuada através da opção Liquidar automaticamente, com o assistente ECHO, disponível no separador Contas Correntes do menu Marketing&Vendas | Vendas | Recursos | Tabelas | Documentos de venda.

Gestão de pagamentos

Após a geração de faturas com pagamentos eletrónicos, a V10 fornece um mecanismo de gestão de pagamentos pendentes através do monitor de pagamentos eletrónicos disponível em Marketing&Vendas | Pagamentos e Recebimentos | Integração Bancária.

Neste monitor, é possível visualizar o estado de todos os pagamentos eletrónicos criados e atualizar manualmente o seu estado através de ligação à gateway de pagamentos.

É possível efetuar drill down para todos os documentos relevantes e relacionados com o pagamento a partir desta janela:

  • Documento de venda;
  • Documento de liquidação;
  • Entidade;
  • Meio de pagamento utilizado (movimento bancário).

É ainda possível efetuar a liquidação dos pagamentos de transferência bancária por IBAN (o que pressupõe a validação manual de comprovativos por parte do operador) e liquidar qualquer documento cujo pagamento online tenha sido verificado pelo sistema.

Apesar destas possibilidades, qualquer pagamento pendente poderá ser liquidado manualmente nas operações sobre contas correntes. Nestes casos, é enviado um aviso para alertar o operador para a tentativa de liquidação de um pagamento eletrónico não verificado.

Guardar ou partilhar este artigo
Artigos Relacionados
Gestão de Contratos Como gerar um documento (word) de um contrato? Como associar um contrato a um documento de venda? Como associar garantias a um contrato? Como criar um contrato?