Como podemos ajudar?
Mercados
Portugal (PT)
Espanha (ES)
Angola (AO)
Cabo Verde (CV)
Moçambique (MZ)
São Tomé e Príncipe (ST)
Guiné-Bissau (GW)
Produto
Professional
Executive
Public Sector
Omnia
Limpar filtros
Guardar
Marketing & Vendas
Point of Sales (POS)
Configurações e Utilitários
Explorações
Compras
Configurações e Utilitários
Comércio Externo
Fluxos Documentais
Explorações
Inventário Recursos Humanos Finanças Equipamentos e Ativos Serviços Produção Construção Office Extensions Fiscal Reporting Accounting Automation Filiais Dashboards Apps/Integrações
V10 Como Usar? Marketing & Vendas
Marketing & Vendas
Marketing & Vendas
Marketing & Vendas
Marketing Vendas
Nesta área pode gerir todo o processo de vendas, desde a definição de preços até à cobrança, acelerando os processos de encomendas e faturação. Esta solução auxilia a definição, implementação e controlo das regras comerciais, bem como elimina as operações administrativas desnecessárias nos processos de venda.
Artigos Mais Vistos
Fluxos de vendas Como tratar adiantamentos no ERP? Como configurar o estorno de documentos? Como criar ou anular um documento de venda e de compra? Como utilizar planos de faturação? Como criar um catálogo de artigos?
V10 Como Usar? Compras
Compras
Compras
Compras
Compras
Nesta área encontra todas as ferramentas de apoio à encomenda, automatismos de cálculo de necessidades e mecanismos de controlo de stocks. Estes ajudam a planear com precisão as quantidades a encomendar aos fornecedores, ou a produzir internamente, para que possa responder com eficiência aos pedidos dos seus clientes.
Artigos Mais Vistos
Fluxos de compras Como tratar a projeção de encomendas de compras? Pedidos de Cotação Importar e Configurar o template Procurement Requisições Perfis de utilizadores
V10 Como Usar? Inventário
Inventário
Inventário
Inventário
Inventario
Esta área permite-lhe gerir o nível de stocks para satisfazer as encomendas dos seus clientes. Inclui automatismos que otimizam a receção dos materiais e a respetiva distribuição por armazéns, assim como facilitam a correta valorização das existências e a própria gestão do inventário.
Artigos Mais Vistos
Como efetuar um movimento em valor em inventário? Custeio – Método de Cálculo Como efetuar a preparação de Inventário? Como configurar a criação de artigos? Como processar uma receção? Estados de Inventário
V10 Como Usar? Recursos Humanos
Recursos Humanos
Recursos Humanos
Recursos Humanos
Recursos Humanos
Esta área permite acelerar as operações administrativas de gestão do capital humano, desde os processos de payroll, passando pela gestão de contratos e vínculos, até aos processos de formação. A ampla cobertura em termos de atividades e particularidades de processamento torna esta área imprescindível na gestão de recursos humanos.
Artigos Mais Vistos
Como tratar o Apoio à Retoma Progressiva em 2021 (COVID-19)? Como tratar o regime Lay Off Simplificado em 2021 (COVID-19)? Como tratar o Apoio à família em 2021 (COVID-19)? Tratamento de apoios sociais em reação ao COVID-19 Tratamento de apoio à retoma progressiva Tratamento do incentivo extraordinário à normalização da atividade empresarial
V10 Como Usar? Finanças
Finanças
Finanças
Finanças
Financas
Esta área automatiza operações críticas com maior precisão nos dados contabilísticos, acelerando todos os processos administrativos, desde o registo de documentos até ao reporting, passando pelo controlo orçamental. Esta solução permite padronizar procedimentos, automatizar operações e eliminar os erros nas comunicações bancárias, acelerando os processos de gestão financeira com rigor e agilidade.
Artigos Mais Vistos
Contabilidade (SVAT) Como criar documentos de abertura? Plano de IVA Auditoria SVAT Planos e Classes de Contas Apuramentos
V10 Como Usar? Equipamentos e Ativos
Equipamentos e Ativos
Equipamentos e Ativos
Equipamentos e Ativos
Equipamentos Ativos
Esta área permite otimizar a organização e gestão dos equipamentos e ativos. Encontram-se também disponíveis operações que permitem manter atualizada a informação sobre a sua aquisição e cadastro, bem como sobre o seu ciclo de vida.
Artigos Mais Vistos
Como efetuar uma importação de dados? Critérios de Depreciação Como definir a gestão patrimonial? Como criar um documento de abate? Como exportar documentos para Equipamentos e Ativos? Como realizar a cópia assistida de Fichas?
V10 Como Usar? Serviços
Serviços
Serviços
Serviços
Servicos
Nesta área pode gerir todo o ciclo de gestão contratual, desde a negociação de condições até à renovação, passando pela faturação. Os automatismos garantem-lhe celeridade e rigor ao longo de todo o processo, integrando informação comercial e administrativa numa única área.
Artigos Mais Vistos
Gestão de Contratos Como criar um contrato? Como gerar um documento (word) de um contrato? Como associar um contrato a um documento de venda? Como utilizar o painel de projetos? Como faturar um projeto?
V10 Como Usar? Produção
Produção
Produção
Produção
Esta área permite otimizar a gestão da produção, simplificando os processos de aprovisionamento, fabrico e entrega. Encontram-se também disponíveis operações que permitem obter informação atualizada e organizada do setor produtivo, acelerando a tomada de decisões.
Artigos Mais Vistos
Como realizar movimentos de stocks através dos registos de produção? Como configurar o Terminal de Recolha? Como efetuar um planeamento de necessidades? Como definir as fichas técnicas? Terminal de Recolha Como criar operações?
V10 Como Usar? Construção
Construção
Construção
Construção
Nesta área pode gerir o processo de orçamentação, desde a aprovação de pedidos e fichas de obras, passando pela carteira de clientes. As ferramentas disponíveis asseguram a produtividade no planeamento de concursos e obras, possibilitando a integração de projetos em plataformas externas.
Artigos Mais Vistos
Como criar um concurso a partir de uma Oportunidade de Venda criada no ERP? Como criar um orçamento? Como gerir os concursos? Como configurar os recursos do orçamento? Como criar itens no orçamento a partir de fichas? Como utilizar recursos e fichas?
V10 Como Usar? Office Extensions
Office Extensions
Office Extensions
Office Extensions
O PRIMAVERA Office Extensions é um Add-in para o Microsoft Office Excel que disponibiliza várias funcionalidades totalmente integradas com o ERP PRIMAVERA, nomeadamente com as áreas de Contabilidade, Recursos Humanos, Vendas, Plataforma e Manufacturing.
Artigos Mais Vistos
Como configurar o Office Extensions? Relatórios de Contabilidade Office Extensions Quais são as opções disponíveis no Office Extensions? Ligação nas fórmulas entre o Add-in Financeiro e o Office Extensions Como inserir e visualizar listas do ERP no excel?
V10 Como Usar? Fiscal Reporting
Fiscal Reporting
Fiscal Reporting
Fiscal Reporting
Através do PRIMAVERA Fiscal Reporting, é possível gerar e entregar as declarações fiscais e legais, de acordo com a localização das empresas. Para simplificar este processo, pode consultar todas as informações necessárias para preparar cenários, confirmar dados e entregar modelos.
Artigos Mais Vistos
ACListaEstabelecimentosQuadroPessoal(Ano, IRTaExcluir) Serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (SHST) Como preencher e entregar o Relatório Único? Como realizar a entrega online dos modelos? Modelo 10 Declaração Recapitulativa
V10 Como Usar? Accounting Automation
Accounting Automation
Accounting Automation
Accounting Automation
Nesta área pode acelerar a execução das operações diárias do escritório de contabilidade e gerir as tarefas mensais de cada cliente. As ferramentas disponíveis permitem otimizar a integração de dados de outras plataformas, automatizar os lançamentos de documentos no ERP e garantir o rigor nos números contabilísticos
Artigos Mais Vistos
Guia de atualização Como configurar tipos de documento? O que é uma Empresa Modelo? Como anexar ficheiros aos documentos? Como configurar os Templates de Contabilização? Como configurar as pastas de sistema?
V10 Como Usar? Dashboards
Dashboards
Dashboards
Voltar | Lista de Artigos
Dashboards
This article applies to:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW
Professional
Executive
Public Sector
Omnia

O módulo de Dashboards consiste numa infraestrutura que permite aceder à informação do negócio através de técnicas sofisticadas de exploração da informação, proporcionando uma experiência de utilização fluída para os utilizadores e para os responsáveis de criação de conteúdos.

Para conhecer todas as operações e funcionalidades deste módulo, deverá consultar os seguintes artigos:

Princípios e tipos de conteúdos

Antes de trabalhar com os dashboards, existem um conjunto de conceitos importantes a reter para uma melhor compreensão do sistema, nomeadamente:

Grupos

Os dashboards são organizados em grupos, que servem essencialmente para organizar os dashboards nos diversos locais onde os mesmos são listados.

Os grupos servem ainda para disponibilizar automaticamente os dashboards nos módulos do ERP onde estes grupos estão associados. Caso o grupo esteja associado a um módulo, os dashboards desse grupo aparecerão automaticamente na área de explorações desse mesmo módulo. Por exemplo, o grupo de vendas disponibiliza os dashboards no módulo de vendas.

Arquitetura dos dashboards

A infraestrutura de dashboards permite a criação de fontes de dados sobre múltiplas origens. O designer atua sobre fontes de dados para a elaboração dos dashboards, sendo guardados em XML na base de dados da empresa. O visualizador interpreta esse dashboard e carrega os dados antes de mostrar os resultados ao utilizador.

Atualização de dados

Dependendo da dimensão da base de dados e da estrutura de dados a ser calculada, a atualização dos dados dos dashboards pode ser uma operação demorada. Por este motivo existem dois modelos de atualização de dados:

  1. Acesso direto à fonte de dados: este é o modelo mais simples e flexível, permitindo aceder diretamente à base de dados sempre que efetua uma atualização aos dashboards (no ato do carregamento e sempre que o utilizador pedir uma atualização). Além de poder ser demorada, esta operação consome muito tempo de processamento da base de dados, o que pode prejudicar a utilização do sistema;
  2. Acesso através de uma fonte de extração: a utilização de uma fonte de extração permite que os dados sejam calculados pelo ECHO numa periodicidade configurável em cada dashboard, diminuindo o número de processamentos dos dados e, consequentemente, as horas de menor disponibilidade do sistema.
    Nota: Todos os dashboards disponibilizados de base utilizam este modelo de atualização.

O visualizador apresenta informação da hora do último processamento dos dados no canto inferior direito:

  • Atualização imediata: caso pretenda uma atualização imediata dos dados, poderá fazê-lo através da opção Refrescar Agora;
  • Atualização automática: é possível ativar a atualização automática do dashboard (ativando o botão Atualização Automática) e configurar o tempo de atualização automática do dashboard;
    Nota: Esta opção implica o acesso direto à base de dados e, por isso, esta operação pode ser demorada.

Apesar da tecnologia ser disponibilizada em todas as localizações, a versão atual do módulo de Dashboards não se encontra totalmente localizada, estando esta implementação planeada para a Service Release 2. No entanto, isto não condiciona a possibilidade de serem criados novos dashboards no idioma do utilizador.  

Guardar ou partilhar este artigo
Artigos Relacionados
Como explorar os dashboards? Como imprimir e exportar dashboards? Como criar dashboards? Como desenhar dashboards? Dashboards
V10 Como Usar? Dashboards
Dashboards
Dashboards
Voltar | Lista de Artigos
Dashboards
This article applies to:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW
Professional
Executive
Public Sector
Omnia

O módulo de Dashboards consiste numa infraestrutura que permite aceder à informação do negócio através de técnicas sofisticadas de exploração da informação, proporcionando uma experiência de utilização fluída para os utilizadores e para os responsáveis de criação de conteúdos.

Para conhecer todas as operações e funcionalidades deste módulo, deverá consultar os seguintes artigos:

Princípios e tipos de conteúdos

Antes de trabalhar com os dashboards, existem um conjunto de conceitos importantes a reter para uma melhor compreensão do sistema, nomeadamente:

Grupos

Os dashboards são organizados em grupos, que servem essencialmente para organizar os dashboards nos diversos locais onde os mesmos são listados.

Os grupos servem ainda para disponibilizar automaticamente os dashboards nos módulos do ERP onde estes grupos estão associados. Caso o grupo esteja associado a um módulo, os dashboards desse grupo aparecerão automaticamente na área de explorações desse mesmo módulo. Por exemplo, o grupo de vendas disponibiliza os dashboards no módulo de vendas.

Arquitetura dos dashboards

A infraestrutura de dashboards permite a criação de fontes de dados sobre múltiplas origens. O designer atua sobre fontes de dados para a elaboração dos dashboards, sendo guardados em XML na base de dados da empresa. O visualizador interpreta esse dashboard e carrega os dados antes de mostrar os resultados ao utilizador.

Atualização de dados

Dependendo da dimensão da base de dados e da estrutura de dados a ser calculada, a atualização dos dados dos dashboards pode ser uma operação demorada. Por este motivo existem dois modelos de atualização de dados:

  1. Acesso direto à fonte de dados: este é o modelo mais simples e flexível, permitindo aceder diretamente à base de dados sempre que efetua uma atualização aos dashboards (no ato do carregamento e sempre que o utilizador pedir uma atualização). Além de poder ser demorada, esta operação consome muito tempo de processamento da base de dados, o que pode prejudicar a utilização do sistema;
  2. Acesso através de uma fonte de extração: a utilização de uma fonte de extração permite que os dados sejam calculados pelo ECHO numa periodicidade configurável em cada dashboard, diminuindo o número de processamentos dos dados e, consequentemente, as horas de menor disponibilidade do sistema.
    Nota: Todos os dashboards disponibilizados de base utilizam este modelo de atualização.

O visualizador apresenta informação da hora do último processamento dos dados no canto inferior direito:

  • Atualização imediata: caso pretenda uma atualização imediata dos dados, poderá fazê-lo através da opção Refrescar Agora;
  • Atualização automática: é possível ativar a atualização automática do dashboard (ativando o botão Atualização Automática) e configurar o tempo de atualização automática do dashboard;
    Nota: Esta opção implica o acesso direto à base de dados e, por isso, esta operação pode ser demorada.

Apesar da tecnologia ser disponibilizada em todas as localizações, a versão atual do módulo de Dashboards não se encontra totalmente localizada, estando esta implementação planeada para a Service Release 2. No entanto, isto não condiciona a possibilidade de serem criados novos dashboards no idioma do utilizador.  

Guardar ou partilhar este artigo
Artigos Relacionados
Como explorar os dashboards? Como imprimir e exportar dashboards? Como criar dashboards? Como desenhar dashboards? Dashboards
V10 Como Usar? Dashboards
Dashboards
Dashboards
Voltar | Lista de Artigos
Dashboards
This article applies to:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW
Professional
Executive
Public Sector
Omnia

O módulo de Dashboards consiste numa infraestrutura que permite aceder à informação do negócio através de técnicas sofisticadas de exploração da informação, proporcionando uma experiência de utilização fluída para os utilizadores e para os responsáveis de criação de conteúdos.

Para conhecer todas as operações e funcionalidades deste módulo, deverá consultar os seguintes artigos:

Princípios e tipos de conteúdos

Antes de trabalhar com os dashboards, existem um conjunto de conceitos importantes a reter para uma melhor compreensão do sistema, nomeadamente:

Grupos

Os dashboards são organizados em grupos, que servem essencialmente para organizar os dashboards nos diversos locais onde os mesmos são listados.

Os grupos servem ainda para disponibilizar automaticamente os dashboards nos módulos do ERP onde estes grupos estão associados. Caso o grupo esteja associado a um módulo, os dashboards desse grupo aparecerão automaticamente na área de explorações desse mesmo módulo. Por exemplo, o grupo de vendas disponibiliza os dashboards no módulo de vendas.

Arquitetura dos dashboards

A infraestrutura de dashboards permite a criação de fontes de dados sobre múltiplas origens. O designer atua sobre fontes de dados para a elaboração dos dashboards, sendo guardados em XML na base de dados da empresa. O visualizador interpreta esse dashboard e carrega os dados antes de mostrar os resultados ao utilizador.

Atualização de dados

Dependendo da dimensão da base de dados e da estrutura de dados a ser calculada, a atualização dos dados dos dashboards pode ser uma operação demorada. Por este motivo existem dois modelos de atualização de dados:

  1. Acesso direto à fonte de dados: este é o modelo mais simples e flexível, permitindo aceder diretamente à base de dados sempre que efetua uma atualização aos dashboards (no ato do carregamento e sempre que o utilizador pedir uma atualização). Além de poder ser demorada, esta operação consome muito tempo de processamento da base de dados, o que pode prejudicar a utilização do sistema;
  2. Acesso através de uma fonte de extração: a utilização de uma fonte de extração permite que os dados sejam calculados pelo ECHO numa periodicidade configurável em cada dashboard, diminuindo o número de processamentos dos dados e, consequentemente, as horas de menor disponibilidade do sistema.
    Nota: Todos os dashboards disponibilizados de base utilizam este modelo de atualização.

O visualizador apresenta informação da hora do último processamento dos dados no canto inferior direito:

  • Atualização imediata: caso pretenda uma atualização imediata dos dados, poderá fazê-lo através da opção Refrescar Agora;
  • Atualização automática: é possível ativar a atualização automática do dashboard (ativando o botão Atualização Automática) e configurar o tempo de atualização automática do dashboard;
    Nota: Esta opção implica o acesso direto à base de dados e, por isso, esta operação pode ser demorada.

Apesar da tecnologia ser disponibilizada em todas as localizações, a versão atual do módulo de Dashboards não se encontra totalmente localizada, estando esta implementação planeada para a Service Release 2. No entanto, isto não condiciona a possibilidade de serem criados novos dashboards no idioma do utilizador.  

Guardar ou partilhar este artigo
Artigos Relacionados
Como explorar os dashboards? Como imprimir e exportar dashboards? Como criar dashboards? Como desenhar dashboards? Dashboards
V10 Como Usar? Dashboards
Dashboards
Dashboards
Voltar | Lista de Artigos
Dashboards
This article applies to:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW
Professional
Executive
Public Sector
Omnia

O módulo de Dashboards consiste numa infraestrutura que permite aceder à informação do negócio através de técnicas sofisticadas de exploração da informação, proporcionando uma experiência de utilização fluída para os utilizadores e para os responsáveis de criação de conteúdos.

Para conhecer todas as operações e funcionalidades deste módulo, deverá consultar os seguintes artigos:

Princípios e tipos de conteúdos

Antes de trabalhar com os dashboards, existem um conjunto de conceitos importantes a reter para uma melhor compreensão do sistema, nomeadamente:

Grupos

Os dashboards são organizados em grupos, que servem essencialmente para organizar os dashboards nos diversos locais onde os mesmos são listados.

Os grupos servem ainda para disponibilizar automaticamente os dashboards nos módulos do ERP onde estes grupos estão associados. Caso o grupo esteja associado a um módulo, os dashboards desse grupo aparecerão automaticamente na área de explorações desse mesmo módulo. Por exemplo, o grupo de vendas disponibiliza os dashboards no módulo de vendas.

Arquitetura dos dashboards

A infraestrutura de dashboards permite a criação de fontes de dados sobre múltiplas origens. O designer atua sobre fontes de dados para a elaboração dos dashboards, sendo guardados em XML na base de dados da empresa. O visualizador interpreta esse dashboard e carrega os dados antes de mostrar os resultados ao utilizador.

Atualização de dados

Dependendo da dimensão da base de dados e da estrutura de dados a ser calculada, a atualização dos dados dos dashboards pode ser uma operação demorada. Por este motivo existem dois modelos de atualização de dados:

  1. Acesso direto à fonte de dados: este é o modelo mais simples e flexível, permitindo aceder diretamente à base de dados sempre que efetua uma atualização aos dashboards (no ato do carregamento e sempre que o utilizador pedir uma atualização). Além de poder ser demorada, esta operação consome muito tempo de processamento da base de dados, o que pode prejudicar a utilização do sistema;
  2. Acesso através de uma fonte de extração: a utilização de uma fonte de extração permite que os dados sejam calculados pelo ECHO numa periodicidade configurável em cada dashboard, diminuindo o número de processamentos dos dados e, consequentemente, as horas de menor disponibilidade do sistema.
    Nota: Todos os dashboards disponibilizados de base utilizam este modelo de atualização.

O visualizador apresenta informação da hora do último processamento dos dados no canto inferior direito:

  • Atualização imediata: caso pretenda uma atualização imediata dos dados, poderá fazê-lo através da opção Refrescar Agora;
  • Atualização automática: é possível ativar a atualização automática do dashboard (ativando o botão Atualização Automática) e configurar o tempo de atualização automática do dashboard;
    Nota: Esta opção implica o acesso direto à base de dados e, por isso, esta operação pode ser demorada.

Apesar da tecnologia ser disponibilizada em todas as localizações, a versão atual do módulo de Dashboards não se encontra totalmente localizada, estando esta implementação planeada para a Service Release 2. No entanto, isto não condiciona a possibilidade de serem criados novos dashboards no idioma do utilizador.  

Guardar ou partilhar este artigo
Artigos Relacionados
Como explorar os dashboards? Como imprimir e exportar dashboards? Como criar dashboards? Como desenhar dashboards? Dashboards